-
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
- Voltar
Metadados
Descrição
O docente que possui qualquer formação inicial que não seja a licenciatura necessita de uma complementação pedagógica para atuar na docência. Para isso, nos últimos anos os IFs vêm buscando implantar cursos de formação pedagógica, haja vista habilitar e capacitar os docentes que ainda não possuem tal formação. Nesse estudo objetivou-se avaliar a importância da formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. A pesquisa de campo foi realizada durante o ano letivo de 2017, sendo necessárias as seguintes etapas: análise documental (perfil para participar da pesquisa), aplicação dos questionários a todos os professores com a formação de tecnólogo, totalizando doze professores, sendo que apenas 9 responderam o questionário. Por meio do questionário foi possível traçar o perfil do docente, no que se refere a sexo, faixa etária, regime de trabalho, formação, experiência profissional (no magistério e em outras atividades), as especificidades e os desafios da prática docente na Educação Profissinal e Tecnólogica (EPT), conforme em estudos realizado por Silva (2003) e Pena (2014) ). Todavia, todo e qualquer docente deve atender ao processo de ensino / aprendizagem, sendo que antes devem ter conhecimento das diversidades e modalidades de ensino, situações e contexto social em que os discentes vivem, de modo que atendam aos anseios da sociedade como um todo. Os docentes que participaram dessa pesquisa salientaram que os cursos de formação continuada contribuem consideravelmente para a formação do tecnólogo, tendo em vista que é de suma importância para prática docente no sentido de aprimoramento de métodos de avaliações, aulas inovadoras, construção de provas contextualizadas, conhecer novas perspectivas sobre o ensino e regulamentações voltadas para atuação docente. Na dinâmica ensino / aprendizagem os docentes necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as diferentes modalidades de ensino e diversidade de cursos ofertados pela Instituição.
ISSN
1518-1634
Periódico
Colaboradores
Instituto Federal do Amapá
Autor
Sousa, Elisabete Piancó | de Sales, Adriana Lucena | Da Silva, José Dario Pintor | Lemos, Danielle Martins | França, Elícia Thanes Silva Sodré
Data
3 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899 | 10.15628/holos.2019.6899
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 1 (2019); 1-12 | 1807-1600
Assuntos
Educação | Educação Profissional, formação continuada, saberes docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion