-
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIALÉTICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
- Voltar
Metadados
Descrição
A formação inicial docente tem sido pauta das discussões como cenário multifacetado com necessidades de uma interlocução centrada na realidade cultural, social e econômica da escola. Assim, no ano de 2018, na busca pela efetivação de uma práxis pedagógica com vistas a consolidar o processo formativo, o governo federal lança o Programa de Residência Pedagógica (RP), com o intuito de aperfeiçoar a formação discente e fortalecer o vínculo entre IES e escola. Neste ano, o curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá é contemplado com 24 bolsas direcionadas a acadêmicos, 3 professores preceptores e 1 orientador de área. Findado a experiência de 18 meses do edital, o presente trabalho objetivou analisar as contribuições do RP no processo formativo em Educação Física a partir dos relatos dos residentes. Para tanto, sustentamo-nos na pesquisa do tipo qualitativo, de análise documental, cujo tratamento dos dados se deu a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. As Categorias de intepretação emergidas foram: (a) as dificuldades encontradas pelos residentes; (b) facilidades da prática pedagógica para a implementação do RP pelos residentes; (c) percepção dos residentes quanto aos benefícios gerados pelo projeto. Os resultados indicaram um sentimento de satisfação por parte dos residentes durante a realização do projeto; e destacando as contribuições do Programa para a viabilização de uma práxis pedagógica formativa no contexto IES e escola, por meio da imersão dos futuros professores na realidade do ambiente educacional.
ISSN
1518-1634
Periódico
Autor
Monteiro, Jorge Henrique de Lima | Queiroz, Leonardo Cordeiro de | Anversa, Ana Luíza Barbosa | Souza, Vânia de Fátima Matias de
Data
15 de maio de 2020
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545 | 10.15628/holos.2020.9545
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 3 (2020); 1-12 | 1807-1600
Assuntos
Educação; Educação Física | Residência Pedagógica; Educação Física; Docência; Formação de Professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion