Descrição
Nas últimas décadas observamos um grande avanço na quantidade de pesquisas no campo das autobiografias e das histórias de vida. Este artigo trata de uma experiência que estamos desenvolvendo numa pesquisa de iniciação científica no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró. Buscamos conhecer as representações de futuros professores de Matemática, investigando sobre as suas trajetórias vida, as concepções sobre a profissão professor e as projeções quanto ao futuro profissional. A metodologia consta de narrativas autobiográficas escritas e orais de alunos do 5º período de Matemática. Como primeiros resultados, podemos destacar que as narrativas nos mostram um conjunto de concepções sobre a profissão docente pautadas no discurso da desvalorização e da baixa-estima com relação ao ser professor. Apesar disso, muitos dos graduandos relatam a importância do curso para as suas vidas e dizem querer avançar nessa área, deixando evidente o fato de que somos educados continuamente a partir das nossas experiências cotidianas.