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O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL: DESAFIOS À BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL
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Metadados
Descrição
O artigo analisa a contribuição do Programa Pré-Vestibular Social (PVS), inserido na Fundação Cecierj: Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no enfrentamento de algumas barreiras de acesso ao Ensino Superior nesse estado. Diversas expressões de exclusão/inclusão são utilizadas como fio condutor da análise, partindo-se do princípio de que o desenvolvimento de ações educativas complementares e as informações são fundamentais para favorecer o acesso de estudantes de baixa renda a instituições de Ensino Superior, em especial nas universidades públicas, que historicamente têm sido elitizadas, sobretudo nos bacharelados formadores de profissionais liberais. Para este estudo, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, especialmente sobre a questão da exclusão, bem como foram utilizadas matérias em jornais, sites da internet, dados estatísticos produzidos pelo PVS e por órgãos de pesquisa especializados. O trabalho demonstra a relevância do programa e de seus resultados, embora aponte algumas alternativas para a sua expansão e melhoria tais como: a ampliação de polos em diferentes municípios e a melhoria da infraestrutura nos já existentes, o aperfeiçoamento de professores através da criação de estratégias/incentivos que garantam a qualidade do curso, a capacitação tanto de alunos como de professores na área de informática, a implementação da disciplina de língua estrangeira (inglês) com metodologia EAD, a ampliação do leque de alternativas culturais aos alunos e professores. Finalmente, destaca-se como desafio a inclusão de alunos de baixa renda, deficientes visuais e auditivos.
ISSN
2177-8310
Periódico
Autor
Bastos, Maria D.F. | Gomes, Maria de Fátima C. M. | Fernandes, Lenise Lima
Data
15 de abril de 2010
Formato
Identificador
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/21 | 10.18264/eadf.v1i1.21
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
Fonte
EaD em Foco; Vol. 1 No. 1 (2010) | EaD em Foco; Vol. 1 Núm. 1 (2010) | EaD em Foco; v. 1 n. 1 (2010) | 2177-8310
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion