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From “A negra do acarajé” (Dorival Caymmi) to “Carioca” (Chico Buarque): popular song and capitalist modernization in Brazil||De “A negra do acarajé” (Dorival Caymmi) a “Carioca” (Chico Buarque): canción popular y modernización capitalista en Brasil||De “A preta do acarajé” (Dorival Caymmi) a “Carioca” (Chico Buarque): canção popular e modernização capitalista no Brasil
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Metadados
Descrição
The article analyzes poetic and musical resources of the songs “A negra do acarajé” (Dorival Caymmi) and “Carioca” (Chico Buarque), and seeks to interpret two moments of passage of a certain system of Brazilian popular-commercial song. In its initial stage, this system marks the transition from popular forms of oral tradition, among which stands out the street auction, to the disco and the radio. Fundamental aspects of the artistic form and marketing performance of the song are clarified from this relationship. In the second moment of passing, the jingle seems to take the place of the trading floor. And Chico Buarque's song plays a role similar to that of the journalistic chronicle. In order to clarify these transitions, which point to a broader cultural and economic process, “A negra do acarajé” and “Carioca” are examined in their entirety, in light of both the formation of Brazilian society and its current impasses.||El artículo analiza los recursos poéticos y musicales de las canciones “A negra do acarajé” (Dorival Caymmi) y “Carioca” (Chico Buarque), y busca interpretar dos momentos de paso de un determinado sistema de canción popular-comercial brasileña. En su etapa inicial, este sistema marca el paso de las formas populares de tradición oral, entre las que destaca la subasta callejera, a la discoteca y la radio. Los aspectos fundamentales de la forma artística y el rendimiento de marketing de la canción se aclaran a partir de esta relación. En el segundo momento de pasar, el tintineo parece ocupar el lugar del piso de negociación. Y la canción de Chico Buarque juega un papel similar al de la crónica periodística. Para esclarecer estas transiciones, que apuntan a un proceso cultural y económico más amplio, se examinan “A negra do acarajé” y “Carioca” en su totalidad, a la luz tanto de la formación de la sociedad brasileña como de sus impasses actuales.||O artigo analisa recursos poéticos e musicais das canções “A preta do acarajé” (Dorival Caymmi) e “Carioca” (Chico Buarque), e busca interpretar dois momentos de passagem de um certo sistema da canção popular-comercial brasileira. Em sua etapa inicial, esse sistema assinala a transição de formas populares de tradição oral, dentre as quais se destaca o pregão de rua, para o disco e o rádio. Aspectos fundamentais da forma artística e da atuação mercadológica da canção são esclarecidos a partir dessa relação. Já no segundo momento de passagem, o jingle parece assumir o lugar do pregão. E a canção de Chico Buarque desempenha um papel semelhante ao da crônica jornalística. A fim de esclarecer essas transições, que apontam para um processo cultural e econômico mais amplo, “A preta do acarajé” e “Carioca” são examinadas na totalidade de sua forma, à luz tanto da formação da sociedade brasileira como de seus impasses atuais.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Garcia, Walter
Data
4 de outubro de 2012
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12875 | 10.20396/muspop.v1i1.12875
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2012 Walter Garcia
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 1 No. 1 (2012); 30-57 | Música Popular em Revista; Vol. 1 Núm. 1 (2012); 30-57 | Música Popular em Revista; v. 1 n. 1 (2012); 30-57 | 2316-7858
Assuntos
Dorival Caymmi | Chico Buarque | Canção popular brasileira | Dorival Caymmi | Chico Buarque | Brazilian popular song | Dorival Caymmi | Chico Buarque | Canción popular brasileña
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto