-
Acordes e desacordos: ideário schoenberguiano, harmonias wagnerianas e valoração em música popular||Acordes y desencuentros: ideas schoenberguianas, armonías wagnerianas y valoración en la música popular||Acordes e desacordos: ideário schoenberguiano, harmonias wagnerianas e valoração em música popular
- Voltar
Metadados
Descrição
Are the dialogues among schoenbergian theoretical thinking relevant for analyzing and criticizing popular music? Are the wagnerian solutions still echoing in the harmonic succession that we can hear in works from this repertoire? Are such questions linked to value judgments that we, formally or informally, sanction over popular music? The current paper presents assumptions that, in principle, give affirmative answers for the three aforementioned questions. By observing agreements and disagreements in the theses of these two important characters’ from the musical German centrism, it was firstly considered a few schoenbergian arguments about the artistically progressive and about what can be highlighted as a regressive musical procedure. As a next step, it was set a discussion regarding a few compositional chooses stated by Wagner such as the alliterative verse and the dramatically motivated harmonization. Finally, by practicing contact spots between the extended tonality culture from the XIX century and tonal plans that hold considerable prestige in certain popular repertoires from the mid XX century, it was worthsuggesting that, reviewing such questions is something that can help the re-appreciation of values that, tacitly, we learn to defend.||¿Son relevantes los diálogos con el marco schoenberguiano para el análisis y la crítica de la música popular actual? ¿Las soluciones wagnerianas aún resuenan en las secuencias armónicas que podemos escuchar en las obras de este repertorio? ¿Están vinculadas estas preguntas a juicios de valor que sancionamos formal o informalmente en la música popular? Este texto presenta consideraciones que, en principio, dan respuesta afirmativa a estas tres preguntas. Observando acuerdos y desacuerdos en las tesis de estos dos importantes personajes de la música germanocéntrica, en primer lugar, se consideran algunos argumentos schoenberguianos sobre lo artísticamente progresivo y lo que se puede señalar como un procedimiento musical regresivo. Luego, se comentan algunas elecciones compositivas defendidas por Wagner, como el verso aliterado y la armonización dramáticamente motivada. Finalmente, ejercitando puntos de contacto entre la cultura del tono expandido del siglo XIX y los planos tonales que gozan de considerable prestigio en un determinado repertorio popular de mediados del siglo XX, se sugiere que repensar tales cuestiones es algo que puede contribuir a la revaloración de valores que hemos aprendido tácitamente a defender.||Diálogos com o referencial schoenberguiano são relevantes para a análise e crítica da música popular atual? Soluções wagnerianas ainda ressoam nas sucessões harmônicas que podemos ouvir em obras deste repertório? Tais questões estão articuladas a juízos de valor que formal ou informalmente sancionamos em música popular? Neste texto são apresentadas ponderações que, em princípio, dão respostas afirmativas para estas três perguntas. Observando acordos e desacordos nas teses destes dois vultosos personagens do germanocentrismo musical, primeiramente são considerados alguns argumentos schoenberguianos a respeito do artisticamente progressivo e daquilo que pode ser apontado como procedimento musical regressivo. Em seguida, são comentadas algumas escolhas composicionais defendidas por Wagner, tais como o verso aliterativo e a harmonização dramaticamente motivada. Por fim, exercitando pontos de contato entre a cultura da tonalidade expandida do século XIX e planos tonais que gozam de considerável prestígio em determinado repertório popular de meados do século XX, sugere-se que repensar tais questões é algo que pode contribuir para a reapreciação de valores que, tacitamente, aprendemos a defender.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
Data
12 de julho de 2013
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12882 | 10.20396/muspop.v1i2.12882
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2013 Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 1 No. 2 (2013); 7-41 | Música Popular em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2013); 7-41 | Música Popular em Revista; v. 1 n. 2 (2013); 7-41 | 2316-7858
Assuntos
Tonalidade expandida | Tonalidade associativa | Teoria e crítica da música popular | Extended tonality | Associative tonality | Theory and criticism of popular music | Tonalidad extendida | Tonalidad asociativa | Teoría y crítica de la música popular
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto