-
The social dehumanization: the critic nostalgia of Milton Nascimento||La deshumanización social: la nostalgia crítica de Milton Nascimento||A desumanização social: a nostalgia crítica de Milton Nascimento
- Voltar
Metadados
Descrição
One of the marks of the work of the musician and composer Milton Nascimento is the strong presence of nostalgic traces in his recordings, beacuse, in many cases, the events related to the present time are seen in a negative way, especially if compared to the situations related to the past, moment in which people would supposedly have a better life. This is another essential characteristic of his production: a radical critique of the currently model of society. Nostalgia and criticism are, therefore, simultaneous and inseparable determinations, which are one of the structures of their songs. Therefore, the question is to point out that this remembrance of the past is quite well delineated: it corresponds to the beginnings of Brazilianindustrialization.||Una de las señas de identidad de la obra del músico y compositor Milton Nascimento es la fuerte presencia de huellas nostálgicas en sus grabaciones, pues, en muchos casos, los hechos relacionados con la actualidad se leen de forma negativa, sobre todo si se comparan con situaciones relacionadas con el pasado, momento. en el que se supone que la gente tiene una vida mejor. A esto le sigue otro rasgo esencial de su producción: una crítica radical del modelo de sociedad imperante. La nostalgia y la crítica son, por tanto, determinaciones simultáneas e inseparables, que constituyen uno de los pilares de sus canciones. La pregunta, entonces, es enfatizar que esta recuperación del pasado está bien delineada: corresponde a los inicios de la industrialización brasileña.||Uma das marcas da obra do músico e compositor Milton Nascimento é a forte presença de traços nostálgicos em suas gravações, pois, em muitos casos, os acontecimentos relacionados ao tempo presente são lidos de maneira negativa, principalmente se comparados às situações relativas ao passado, momento no qual as pessoas supostamente teriam uma vida melhor. Segue disso outra característica essencial à sua produção: uma crítica radical ao modelo de sociedade reinante. Nostalgia e críticas são, desse modo, determinações simultâneas e inseparáveis, que se constituem como um dos pilares de suas canções. A questão, portanto, é salientar que essa retomada do passado é bem delineada: corresponde aos primórdios da industrialização brasileira.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Gueraldo, Vinícius José Fecchio
Data
26 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13135 | 10.20396/muspop.v5i2.13135
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Vinícius José Fecchio Gueraldo
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 5 No. 2 (2018); 35-60 | Música Popular em Revista; Vol. 5 Núm. 2 (2018); 35-60 | Música Popular em Revista; v. 5 n. 2 (2018); 35-60 | 2316-7858
Assuntos
Milton Nascimento | Brazilian popular song | Musical analysis | Industrialization – Brazil | Capitalism | Milton Nascimento | Musica popular brasileña | Análisis musical | Industrialización - Brasil | Capitalismo | Milton Nascimento | Música popular brasileira | Análise musical | Industrialização – Brasil | Capitalismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto