Descrição
Este trabalho tematiza a interação em um gênero da esfera digital, o fórum, empregado em situação de ensino-aprendizagem, como apoio a atividades de uma turma de estágio supervisionado de uma licenciatura em Letras. Apresenta uma análise das postagens dos acadêmicos, mobilizando como ferramenta teórica a sociossemiótica, a partir das questões que suscita com relação aos regimes de interação e de sentido e, ainda, à noção de prática. A concepção de saber que orientou a atividade é a de que o saber, mais do que um objeto valor, tal como o concebe a semiótica standard, pode ser pensando na perspectiva do ajustamento e, desse modo, como resultante de partilha e construção conjunta. Muitas vezes partindo de imagens idealizadas da escola, o que o estágio permite aos acadêmicos é o aprendizado por uma vivência que o obriga a refletir sobre a reorganizar os sentidos anteriormente assentados. Parte-se, pois, da significação estanque e preestabelecida, para o sentido ainda por ser produzido, movimento que se faz solitária ou dialogicamente.