-
Writing and teaching education: challenges in writing practice in initial training for teaching in portuguese||Escrita e formação docente: desafios na prática de escrita na formação inicial para a docência em Língua Portuguesa
- Voltar
Metadados
Descrição
This work shows the result of a research with Portuguese Language students of Federal University of Juiz de Fora (MG) that analysed their understanding about academic genres written in supervised internship of Portuguese Language in last period of full time course in 2014. We understand that the student’s insertion in written practices of academic genres is an important socialization process. Methodologically, we used open questionnaire applied at the end of the period when the students wrote their texts, after writing – rewriting – reflection about written. The data show us that a) a minority of students is immersed in academic written practice during the Portuguese Language undergraduation; b) the students face up difficulties in writing not detected along the course; c) there is more student’s engagement in the written of paper and reports in circulation context. ||Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa empreendida com alunos do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) que buscou analisar a compreensão dos alunos sobre a escrita de gêneros acadêmicos em disciplinas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, realizada no último ano do curso integral, em 2014. Consideramos que a inserção do aluno em práticas de escrita de gêneros acadêmicos é um importante processo de socialização. Como metodologia, utilizamos questionário aberto, aplicado ao final do período em que os alunos produziram seus textos, após escrita-reescrita-reflexão sobre a escrita. Os dados mostram que a) uma minoria discente está imersa em práticas de escrita acadêmica ao longo do curso de Letras; b) os alunos deparam-se ao final do curso com dificuldades de escrita ainda não detectadas ao longo da graduação; c) há maior envolvimento dos alunos na escrita de artigos e relatos quando há contexto de circulação.
ISSN
1984-4018
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor
Magalhães, Tânia Guedes | Reis, Andreia Rezende Garcia
Data
18 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605 | 10.30612/raido.v11i27.5605
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5605/3737 | /*ref*/ANDRADE, L. T. Uma proposta discursiva de formação docente. Revista Práticas de Linguagem. v. 1, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2012/02/Fale-para-o-professor-Uma-proposta-discursiva-de-forma%C3%A7%C3%A3o-docente-C%C3%B3pia.pdf Acesso em janeiro de 2016. | /*ref*/BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012. Acesso em abril de 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2012v9n4p247/24296 | /*ref*/BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa / Brasília: MEC/SEF, 1997. | /*ref*/BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. | /*ref*/BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, discurso e desenvlvimento humano. (organização Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio; tradução Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio (et al). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006. | /*ref*/_______. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação no ensino da produção escrita. Revista Letras. Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 163-176, 2010 | /*ref*/_______. Meio século de didática da escrita nos países francófonos: balanço e perspectivas. In: RINCK, F.; BOCH. F.; ASSIS, J.A. Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas- SP: Mercado de Letras, 2015. | /*ref*/CRISTÓVÃO, V.L.L; BORK, A. V. B.; VIEIRA, I. R. Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. LETRAS & LETRAS , v. 31, n. 3. jul./dez, 2015 Acesso em janeiro de 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30593/16707 | /*ref*/FERRAREZI Jr., C. Pedagogia do silenciamento. São Paulo: Parábola, 2014 | /*ref*/FIAD, R. S; SILVA, L. L. M. Escrita na formação docente: relatos de estágio. Acta Scientiarum. Maringá, v. 31, n. 2, p. 123-131, 2009 Acesso em janeiro de 2016. Disponível em http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/3600 | /*ref*/GARCIA-REIS, A. R.; MAGALHÃES, T. G. As experiências de escrita na formação de professores de Língua Portuguesa: uma prática no curso de Letras da UFJF. In: GARCIA-REIS, A. R.; MAGALHÃES, T. G. Letramentos e práticas de ensino. Campinas, SP: Editora Pontes, 2016. | /*ref*/GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. | /*ref*/MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. | /*ref*/MENDES, A. S.; SILVA, W. R.; GONÇALVES, A. V.; MELO, L. C. Intensificação da reflexão na escrita do professor em formação inicial: uma abordagem sistêmico-funcional. Revista Filologia e Linguística, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 509-537, jul./dez. 2015. Acesso em julho de 2016 Disponível em http://revistas.usp.br/flp/article/view/95938/111829 | /*ref*/MOTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola editorial, 2010. | /*ref*/RINCK, F.; BOCH. F.; ASSIS, J.A. Apresentação. In: Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2015. | /*ref*/STREET, B. Academic Literacies approaches to Genre? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Raído
Fonte
Raído; v. 11, n. 27 (2017); 206-223 | 1984-4018
Assuntos
Teacher Training; Text Genres; Writing. | Letras; Formação de Professores; Educação | Formação de professores. Gêneros textuais. Escrita.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion