-
The dissonant choir of a tradition: Itamar Assumpção and culture in Lira Paulistana Theater||O coro dissonante de uma tradição: Itamar Assumpção e a cultura no Teatro Lira Paulistana
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to analyze and interpret the song Cultura Lira Paulistana, present in the album released by Itamar Assumpção in 1998, Pretobrás. It is intended, from an interdisciplinary view, to reveal how the elements that structure this song problematize, question and propose an alternative to the culture that prevailed in the mainstream media during the period of redemocratization of Brazilian society. The Song Semiotics formulated by Luiz Tatit and the study on recorded popular music developed by Sergio Molina will guide the analysis.||O artigo tem por objetivo analisar e interpretar a canção Cultura Lira Paulistana, presente no disco lançado por Itamar Assumpção em 1998, Pretobrás. Pretende-se, em perspectiva interdisciplinar, revelar como os elementos que estruturam essa canção problematizam, questionam e propõem uma alternativa para a cultura que predominava na grande mídia no período de transição democrática e na década posterior. A Semiótica da Canção formulada por Luiz Tatit e o estudo sobre a música popular gravada desenvolvido por Sergio Molina nortearão a análise.
ISSN
1984-4018
Periódico
Colaboradores
Universidade da Integração Latino-Americana
Autor
Machado, Silas Rodrigues
Data
16 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11086 | 10.30612/raido.v14i34.11086
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11086/5900 | /*ref*/AMOROSO, M. B. De óculos escuros pela cidade. In: CHAGAS, Luiz; TARANTINO, Mônica (org.). Pretobrás: Por que eu não pensei nisso antes? Volume 1. São Paulo: Ediouro, 2006, p. 37-54. | /*ref*/BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. | /*ref*/BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005. | /*ref*/BASTOS, M. C. Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção. Dissertação (Mestrado em Artes). São Paulo: USP, 2012. | /*ref*/CHAGAS, L; TARANTINO, M. (org.) Pretobrás: Por que eu não pensei nisso antes? volumes 1 e 2. São Paulo: Ediouro, 2006. | /*ref*/DIETRICH, P. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque. Tese (Doutorado em Linguística). São Paulo: USP, 2008. | /*ref*/FERRAZ, I. B. Música como missão: experiência e expressão em Itamar Assumpção. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Guarulhos: USP, 2013. | /*ref*/GARCIA, Walter. Clara Crocodilo e Nego Dito: dois perigosos marginais? Antíteses (Londrina), v. 8, p. 10-36, 2015. | /*ref*/MATOS, Cláudia Neiva de; MEDEIROS, Fernanda Teixeira; TRAVASSOS, Elizabeth (org.). Palavra Cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. | /*ref*/MELLO, Z. H. Pisando em flores. In: CHAGAS, Luiz; TARANTINO, Mônica (org.). Pretobrás: Por que eu não pensei nisso antes? Volume 2. São Paulo: Ediouro, 2006, p. 56-57. | /*ref*/MOLINA, S. A. A composição de Música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960. Tese (Doutorado em Música). São Paulo: USP, 2014. | /*ref*/NAPOLITANO, M. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982). Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 389-402, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10532/12274. Acesso em: 12 jan. 2020. | /*ref*/NAVES, S. C. A canção crítica. In: MATOS, Cláudia Neiva de; MEDEIROS, Fernanda Teixeira; TRAVASSOS, Elizabeth (org.). Ao encontro da Palavra Cantada: poesia, música e voz. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. | /*ref*/TATIT, L. Ilusão enunciativa na canção. Per Musi, Belo Horizonte, n. 29, p. 33-38, 2014. | /*ref*/TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2012. | /*ref*/TATIT, L. Semiótica da canção: melodia e letra. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2007 a. | /*ref*/TATIT, L. Todos Entoam: Ensaios, Conversas e Canções. São Paulo: Publifolha, 2007 b.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Raído | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Fonte
Raído; v. 14, n. 34 (2020); 151-162 | 1984-4018
Assuntos
Brazilian popular music. Censorship. Phonographic industry. Lira Paulistana. Itamar Assumpção. | Literatura; Cultura; Artes. | Canção popular brasileira. Censura. Indústria fonográfica. Lira Paulistana. Itamar Assumpção.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion