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A banalização do insólito na modernidade líquida: uma leitura d’O ex-mágico da Taberna Minhota
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Metadados
Descrição
Este artigo propõe a investigação do fantástico na obra do contista Murilo Rubião. Constitui-se da análise do conto “O ex-mágico da Taberna Minhota” publicado no primeiro livro do autor, O ex-mágico (1947), ancorada na teoria da modernidade líquida de Zygmunt Bauman (2001). O estudo tem como perspectiva a construção da identidade na literatura à época em que o autor produziu e publicou suas narrativas ficcionais e, para tanto, busca a conexão entre essa produção literária e o contexto sócio-político brasileiro. Essa análise pretende demonstrar que a estética muriliana, mais que representar um novo modo discursivo na literatura brasileira, ilustrou aspectos da sociedade líquido-moderna, como a fluidez identitária, uma vez que esses contos retratam uma sociedade desordenada, cujas estruturas sociais são alteradas frequentemente, fazendo escapar ao sujeito um modo de se firmar como indivíduo e agente social.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Aguiar, Marcela de Castro Ávila
Data
5 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/7780 | 10.30612/raido.v12i29.7780
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Raído
Fonte
Raído; v. 12, n. 29 (2018); 95-112 | 1984-4018
Assuntos
Letras; Literatura. | Conto fantástico brasileiro. Insólito banalizado. Murilo Rubião.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion