Descrição
Neste artigo, o objetivo é apresentar, a professores, pesquisadores e estagiários de Letras, um caminho linguístico-pedagógico para desenvolvimento da compreensão leitora e da consciência textual de alunos de anos finais do Ensino Fundamental, com apoio em estudos teóricos da Psicolinguística em interface com a Linguística do Texto, pesquisas sobre o assunto e experiências desenvolvidas em ambientes escolares e em situações de Estágio Docente Supervisionado. Nessa perspectiva, são examinadas primeiramente a situação do ensino e do aprendizado da leitura dos escolares e as condições dos acadêmicos na realização do Estágio, posteriormente são expostos os fundamentos teóricos de apoio e, a seguir, é apresentado um caminho para desenvolvimento, pelos estagiários e pelos professores, da compreensão leitora e da consciência textual dos seus alunos. Nas considerações finais são desenvolvidas reflexões sobre a produtividade do caminho exposto, considerando a aprendizagem dos alunos da escola, a preparação dos acadêmicos e o planejamento dos professores da escola e da academia.