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Social networks and collaborative production (Wiki) of academics genre: an overview of the web provides||Redes sociais e produção colaborativa (Wiki) de gêneros acadêmicos: um panorama do que a Web oferece
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Metadados
Descrição
Situated on the theme of virtual environments while support of genres, this study aims describe and quantify specific number of virtual social networks for collaborative production and sharing of academic genres. Also be verified as those environments be used tools from the Internet / Web to promote this production. For this, some social networks were cataloged to this study through research into patent directories and search engine Google. The results showed that the more directed to the disclosure and scientific production is lowest the use of various media in the environment and in the materials offered, mostly in PDF (Portable Document File) format; and many relationships in these networks are more directed toward a "follow what others publish" than the realization of groups. As theoretical basis, were used theories of genres Bakhtin (1992), Koch and Elias (2010) and Marcuschi (2008, 2010); about Web 2.0 technologies in O'Reilly (2005); Pierre Lévy (1999) and Their proposal collective intelligence; and Raquel Patrício (2009) in their perspective on the evolution of the Web. Finally, the proposals of Don Tapscott (2010) about a way to understand the Information Society and collaboration today also part of this study.||Situado na temática dos ambientes virtuais enquanto suporte de gêneros, este trabalho tem por objetivo quantificar e descrever certo número de redes sociais virtuais específicas para produção colaborativa e compartilhamento de gêneros acadêmicos. Será verificado também como tais ambientes utilizam ferramentas da Internet/Web para favorecer tal produção. Para isso, foram catalogadas algumas redes sociais singulares a este estudo, através de pesquisas em diretórios de patentes e no motor de busca Google. Os resultados comprovaram que quanto mais direcionados à divulgação e produção científica menor é a utilização de mídias diversas tanto no ambiente como nos materiais disponibilizados, em grande parte, no formato PDF (Portable Document Format); e que a maioria dos relacionamentos nessas redes está mais direcionada para um “seguir o que outro publica” do que a efetivação de grupos. Como fundamentação teórica, foram utilizadas as teorias sobre gêneros textuais de Bakhtin (1992), Koch e Elias(2010) e Marcuschi (2008; 2010); sobre as tecnologias da Web 2.0 em O’Reilly (2005); Pierre Lévy (1999; 2000) e sua proposta de inteligência coletiva; e Raquel Patrício (2009) em sua perspectiva sobre a evolução da Web. Por fim, as propostas de Don Tapscott (2010) sobre um modo de compreender a Sociedade da Informação e a colaboração na atualidade também fazem parte deste estudo.
ISSN
1982-2014
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Ferreira, Lucas Pazoline
Data
2 de janeiro de 2013
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3401 | 10.17058/signo.v38i64.3401
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 38, n. 64 (2013): O Texto e a Multimodalidade Textual; 263-276 | 1982-2014 | 0101-1812
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion