-
Formation of the reader as pedagogic proposal: children’s literature and perennial reading behavior||Formação do leitor como proposta pedagógica: literatura infantil e comportamento perene de leitura
- Voltar
Metadados
Descrição
Aiming to contribute to the construction of alternative of practices of reading in schools that make associate the playful reading realized in childhood to the habit of reading wanted for the older age of students, the article presents methodologic-theoretical reflections about the formation of the reader based on Bakhtinian dialogism, and proposal of literacy in language and literature areas based on socio-interactionism. The study was done based on bibliographic review and also on empirical research conducted in public elementary and high school in Guarapuava-PR, which, based on the methodology of action research, presents as result the importance of a planning for the entire student's school career, so that reading practices are attuned to an pedagogic proposal that valorizes the aesthetic dimension in literature and reading as social practice. The relevance of the work is to contribute to the formation of the reader with not episodic, but perennial reading behavior since reading children's literature, involving processes of teaching and learning, the school library and the participation of parents.||Com o objetivo de contribuir para a construção de alternativas de práticas de leitura na escola que façam a ponte entre a leitura mais lúdica realizada na infância e um hábito de leitura que se pretende para as idades mais avançadas do educando, o artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas acerca da formação do leitor fundamentadas no dialogismo bakhtiniano, e proposta de letramento na área de língua e de literatura pautada no sócio-interacionismo. O estudo foi feito a partir de revisão bibliográfica e também de pesquisa empírica realizada em escola pública de Ensino Fundamental e Médio de Guarapuava-PR, a qual, baseada na metodologia da pesquisa-ação, apresenta como resultado a relevância de um planejamento para toda a vida escolar do aluno, a fim de que as práticas de leitura estejam sintonizadas com uma proposta pedagógica que valorize a literatura em sua dimensão estética e a leitura como prática social. A relevância do trabalho está em contribuir para a formação do leitor com comportamento perene de leitura, e não episódico, desde a leitura da literatura infantil, envolvendo processos de ensino-aprendizagem, a biblioteca escolar e a participação dos pais.
ISSN
1982-2014
Periódico
Colaboradores
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
Autor
Mello, Cláudio José de Almeida | Hidalgo, Angela Maria | Lira, Aliandra Cristina Mesomo
Data
5 de janeiro de 2011
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1956 | 10.17058/signo.v36i60.1956
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 36, n. 60 (2011): Leitura da literatura infantil; 02-16 | 1982-2014 | 0101-1812
Assuntos
Letras; Teoria da Literatura; Teoria e Análise Linguística | educação literária; leitura como prática social; literatura infantil; biblioteca como espaço de promoção da cultura; participação dos pais na formação do leitor
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion