-
Reading prediction strategy: semantic field of language and reading teaching||Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on a communication presented at IV Colóquio Linguagem e Cognição at UNISC, this article has as its theme the reading prediction, regarding the semantic field of language (Pereira, 2006, 2009a, 2009b) and the application of the reading prediction in the teaching of reading. This piece of writing shows the author's intention to explain the reading strategy, contributing to Portuguese Language teaching (Colomer; Camps 2002). This article is based on Psycholinguistics, concerning the understanding and processing of reading (Goodman, 1991; Smith, 2003) and has its support in studies of the text (Halliday, 1976; Charolles, 1978), especially regarding lexical cohesion and coherency. Initially, this writing presents the context of educational needs, explaining the difficulties lying in the theme. Then, this article explains the linguistics elements based on the two highlighted areas. Also, it is suggested ways for the teaching of reading. Finally, it contains reflections about the productivity of the suggested ways for the learning and teaching of reading.||Resumo: O presente artigo, vinculado a comunicação realizada no IV Colóquio Linguagem e Cognição da UNISC, tem como tema a predição leitora, no que se refere ao funcionamento semântico da língua (Pereira, 2006, 2009a, 2009b) e sua aplicação no ensino da leitura. Evidencia a intenção da autora em explicitar a estratégia em questão e contribuir para o ensino de Língua Portuguesa (Colomer; Camps 2002). O texto está fundamentado na Psicolingüística, no que se refere à compreensão e ao processamento da leitura (Goodman, 1991; Smith, 2003) e tem apoio nos estudos do texto (Halliday, 1976, Charolles, 1978), no que diz respeito especialmente à coesão lexical e à coerência. Apresenta inicialmente o contexto das necessidades pedagógicas, explicitando as dificuldades situadas no tema proposto. A seguir, expõe os fundamentos lingüísticos baseados nas duas áreas indicadas. Posteriormente, sugere caminhos para o ensino da leitura baseados nesses fundamentos. Finalizando, tece considerações sobre a produtividade dos caminhos sugeridos para o aprendizado e o ensino da leitura.
Palavras-chave: Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.
ISSN
1982-2014
Periódico
Autor
Pereira, Vera Wannmacher
Data
3 de julho de 2009
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/880 | 10.17058/signo.v34i57.880
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 34, n. 57 (2009): IV Colóquio Nacional Leitura e Cognição; 64-75 | 1982-2014 | 0101-1812
Assuntos
Linguística; Psicolinguística | Leitura. Predição. Plano semântico. Ensino.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion