-
ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE E AS CONSTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo se consolida como pesquisa teórica por meio da pesquisa bibliográfica tendo como objetivo a socialização dos conhecimentos construídos acerca dos desafios e perspectivas no contexto do ensino superior brasileiro, da formação docente e as contribuições das descobertas da Neurociência para a Educação. Para tanto, desenvolveu-se a revisão de literatura tendo por finalidade à aproximação da temática analisada com autores que pesquisam a mesma. Evidenciou-se que o ensino superior no Brasil se encontra na lógica do produtivismo acadêmico e está envolto por medidas que colaboram mediante a contra-reforma, ocasionando o aumento do ensino privado em detrimento da educação pública e de qualidade. Nesse contexto, destacou-se uma carência com relação a uma política estruturada frente à formação de professores no trato com as questões didático-pedagógicas no ensino superior no Brasil e os estudos da Neurociência podem contribuir significadamente para a formação de professores do ensino superior brasileiro frente às questões didáticas e pedagógicas ao afirmar através de pesquisas científicas como o cérebro humano de fato aprende que por sua vez, adentra a necessidade de práticas pedagógicas no processo de aprendizagem dinâmicas, dialógicas, possuidoras de conteúdos/recursos visuais e concretos que estimulem a participação, curiosidade e o questionamento, visando assim, a formação de sujeitos críticos, criativos, científicos, propositivos e transformadores no âmbito de uma sociedade com várias problemáticas na esfera econômica, social, estrutural, cultural, dentre outras.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
SILVA, PAULA RAVAGNANI | DE OLIVEIRA, JOSIANI JULIÃO ALVES | RIBEIRO, PRISCILA MAITARA AVELINO
Data
19 de dezembro de 2017
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053 | 10.5016/camine.v9i1.2053
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/1969 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/2000 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/2031 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/1983 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/1982 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2053/2942
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 9 n. 1 (2017); 106-125 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v9i1
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares