-
Causas para evasão no primeiro período dos cursos das Engenharias Agrarias
- Voltar
Metadados
Descrição
O estudo teve como objetivo apresentar os motivos que tem patrocinado a evasão nos primeiros períodos dos cursos de Engenharia Agrárias da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede. Está relacionado as questões sobre evasão dos cursos de graduação como um dos pontos de preocupação das Instituições de Ensino Superior. Aborda uma metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo, destacando as variáveis numa perspectiva dedutiva. Os resultados demonstraram que mais de 20% dos alunos pesquisado não escolheram o curso que desejavam. Já os motivos para a possível evasão estariam relacionados ao desejo por outro curso, a indecisão vocacional, a perspectiva de mercado e a identificação com a área. Portanto, não é suficiente afirmar que a evasão esteja associada a fatores isolados como escolha errônea do curso, mas, a um contexto que deve ser abordado considerando outros elementos que interferem no processo sócio pedagógico dos cursos.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Alves, Maria do Carmo Maracaja | Ramos, Josefa Edileide Santos | Borba, Marcelo da Costa | Moutinho, Lucia Maria Gois | Cabral, Romilson Marques
Data
19 de dezembro de 2017
Formato
application/msword | application/pdf | audio/mpeg | text/html
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207 | 10.5016/camine.v9i2.2207
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2042 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2070 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2064 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2048 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2047 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2207/2946
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 9 n. 2 (2017); 52-77 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v9i2
Assuntos
Educação superior. Evasão escolar. Políticas públicas de educação. Engenharia. | Evasão na graduação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares | Pesquisa qualitativa