-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: RELAÇÃO FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste estudo, tem-se como objetivo geral, analisar o perfil formativo dos professores de Ciências Naturais no município de Juazeiro do Piauí e sua relação com a prática pedagógica. Especificamente, objetiva-se conhecer o perfil formativos dos professores de Ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar as concepções dos professores sobre a formação inicial e continuada e averiguar desafios da prática pedagógica e sua relação com os processos formativos. A produção dos dados foi realizada através da aplicação de questionário com 5 (cinco) professores de Ciências Naturais e uma entrevista com a Secretária Municipal de Educação do referido município. A análise aponta que a formação dos professores de Ciências para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, sobretudo nas escolas do campo, continua sendo um grande desafio para o município, pois apenas 60% dos docentes são formados em Biologia ou em Ciências da Natureza. Todos os docentes pesquisados reconhecem a importância da formação inicial e continuada para o exercício da profissão, bem como, afirmam que esses processos formativos precisam ser específicos, contextualizados, fundamentados em princípios como relação teoria e prática e na realidade dos estudantes. A pesquisa apontou ainda, que a formação de professores pode contribuir significativamente para a prática pedagógica, mas é preciso avançar mais, garantindo o estudo da realidade histórico-social do campo e que o seu conteúdo e metodologia sejam contextualizados com a cultura e as necessidades do campo.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Melo, Raimunda Alves | Macedo, Carlito Pereira Macedo Pereira
Data
30 de março de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2855/2645 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2855/2673 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2855/2679 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2855/2657 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2855/2658
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 11 n. 2 (2019); 3-26 | 2175-4217
Assuntos
Formação inicial de professores. Formação continuada de professores. Ensino de Ciências. Escola do campo. | Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares | Pesquisa qulaitiva