-
Location of possibilities: exploring dance technique pedagogy through transformation and care||Ubicación de posibilidades: explorar la pedagogía de la técnica de la danza a través de la transformación y el cuidado||Locação das possibilidades: explorando a pedagogia da técnica de dança através da transformação e cuidado
- Voltar
Metadados
Descrição
Learning through dance technique has the potential to transform the students, both in terms of their bodily capabilities and their sense of self in the world. By exploring the ‘how’ of dance pedagogy, this research study investigates dance technique learning through the accounts of undergraduate students and teacher/researcher reflexivity at Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, London. The multi-layered experiences of seven participant students are centralized, bringing insight to the complex ways that transformation may be enabled in dance technique pedagogy. The theoretical perspectives of engaged pedagogy (hooks 1994) and care ethics (Noddings 2013) provide a framework through which participant student data are organized. Active participation, demonstration of care, and stimulating environments are discussed in terms of the nuance of experience for individual students. An interpretive phenomenological approach is used in this longitudinal study within which the teacher/researcher locates himself as subject and co-participant.||El aprendizaje a través de la técnica de la danza tiene el potencial de transformar a los estudiantes, tanto en términos de sus capacidades corporales como en términos de su percepción de sí mismos en el mundo. A través de una exploración del "cómo" de la pedagogía de la danza, esta investigación investiga el aprendizaje de la técnica de la danza a través de informes de estudiantes graduados y la reflexión de profesores / investigadores del Conservatorio de Música y Danza Trinity Laban, en Londres. Las experiencias de varios niveles de siete estudiantes participantes son fundamentales, ya que aportan una comprensión de las complejas formas en que se puede habilitar la transformación en la pedagogía de la técnica de la danza. Las perspectivas teóricas de la pedagogía comprometida y la ética del cuidado proporcionan una estructura a través de la cual se organizan los datos de los estudiantes participantes. La participación activa, la demostración de cuidado y los entornos estimulantes se discuten en términos de los matices de la experiencia de cada alumno. El enfoque de interpretación fenomenológica se utiliza en este estudio longitudinal en el que el docente / investigador se ubica como sujeto y copartícipe.||Aprender através da técnica de dança tem o potencial de transformar estudantes, tanto em termos das suas capacidades corporais como em termos da percepção de si no mundo. Através de uma exploração do "como" da pedagogia da dança, esta pesquisa investiga o aprendizado da técnica de dança por relatos de estudantes de graduação e reflexão dos professores / pesquisadores do Conservatório Trinity Laban de Música e Dança, em Londres. As experiências em várias camadas de sete alunos participantes são centrais, trazendo compreensão das formas complexas pelas quais a transformação pode ser habilitada na pedagogia da técnica de dança. As perspectivas teóricas da pedagogia engajada e da ética do cuidado proporcionam uma estrutura através da qual os dados dos alunos participantes são organizados. Participação ativa, demonstração de cuidados e ambientes estimulantes são discutidos em termos da nuance da experiência de cada aluno. A abordagem da interpretação fenomenológica é usada neste estudo longitudinal em que o professor / pesquisador localiza-se como sujeito e co-participante.
ISSN
2317-5737
Periódico
Abrangência
United Kingdon; Contemporary | Reino Unido; Contemporáneo | Reino Unido; Contemporâneo
Autor
Dryburgh , Jamieson
Data
24 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8657870 | 10.20396/conce.v8i2.8657870
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Jamieson Dryburgh | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Conceição/Conception; v. 8 n. 2 (2019): Ética: práticas de transformação e artes performativas; 9-31 | Conceição/Conception; Vol. 8 No. 2 (2019): Ética: práticas de transformação e artes performativas; 9-31 | Conceição|Conception; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Ética: práticas de transformação e artes performativas; 9-31 | 2317-5737
Assuntos
Técnica de danza | Pedagogía comprometida | Participación activa | Técnica de dança | Pedagogia engajada | Participação ativa | Dance technique | Engaged pedagogy | Active participation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto