Descrição
This article discusses a Practice as Research project, the design and implementation of a Futures Literacy Lab in which tools derived from the arsenal of the Theatre of the Oppressed were applied. The lab involved asylum-seeking unaccompanied minors, and took place in the island of Lesvos, Greece in July, 2019. Applied theatre practices often deal with communities and individuals in a transformational manner, which is, by definition, future-oriented. In this respect, the work undertaken served as a first case study for potential interdisciplinary collaboration between Performance Studies and Futures studies. This exercise is not without its ethical implications, though. This paper will discuss some of the challenges, pitfalls and successes of this process.||Este artículo analiza una práctica como proyecto de investigación, el diseño e implementación de un “Laboratorio de Alfabetización de Futuros” en el que se aplicaron herramientas derivadas del arsenal del Teatro do Oprimido. O laboratório envolveu menores de idade desacompanhados em busca de asilo e ocorreu na ilha de Lesvos, na Grécia, em julho de 2019. As práticas de “Teatro Aplicado” costumam lidar com comunidades e indivíduos de maneira transformadora, que é, por definição, orientada para el futuro. En este sentido, el trabajo realizado sirvió como primer caso de estudio para una posible colaboración interdisciplinar entre Estudios de Actuaciones y Estudios de Futuro. Sin embargo, este ejercicio no deja de tener implicaciones éticas. Este artículo discutirá algunos de los desafíos, trampas y éxitos de este proceso.||Este artigo discute uma prática como um projeto de pesquisa, o projeto e implementação de um “Futures Literacy Lab” no qual ferramentas derivadas do arsenal do Teatro do Oprimido foram aplicadas. O laboratório envolveu menores de idade desacompanhados em busca de asilo e ocorreu na ilha de Lesvos, na Grécia, em julho de 2019. As práticas de “Teatro Aplicado” costumam lidar com comunidades e indivíduos de maneira transformadora, que é, por definição, orientada para o futuro.
Nesse sentido, o trabalho realizado serviu como um primeiro estudo de caso para possível colaboração interdisciplinar entre Estudos da Performances e Estudos do Futuro. No entanto, este exercício não deixa de ter implicações éticas. Este artigo discutirá alguns dos desafios, armadilhas e sucessos deste processo.