Descrição
Complexo da Maré’s historical is fulfilled by necropolitics (MBEMBE, 2018b). The organization Redes da Maré, by working as a resistance, tries to repair some injuries made throughout the process. This article clipping points out the Centro de Artes da Maré as a pivot that does not split up artistic action and citizenship, and through its performativity action (NYONG’O, 2019), promotes an ongoing exercise of radical empathy (VALVERDE, 2015), understood as a potential movement of transformation.||La historia del Complexo da Maré es marcado por una serie de necropolíticas (MBEMBE, 2018b). Como forma de resistencia, la organización Redes da Maré busca reparar algunas marcas dejadas en ese proceso. El recorte escogido por este articulo presenta el Centro de Artes da Maré como eje que no aparta la acción artística y ciudadana y que promueve, a través de sus acciones performa-tivas (NYONG’O, 2019), un ejercicio constante de empatía radical (VALVERDE, 2015) como movimiento latente de transformación.||O histórico do Complexo da Maré é marcado por uma série de necropolíticas (MBEMBE, 2018b). Como forma de resistência, a organização Redes da Maré busca reparar algumas marcas deixadas nesse processo. O recorte escolhido por este artigo apresenta o Centro de Artes da Maré como eixo que não aparta ação artística e cidadania e que promove, através de suas ações performativas (NYONG’O, 2019), um exercício constante da empatia radical (VALVERDE, 2015) como movimento latente de transformação.