-
Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento
- Voltar
Metadados
Descrição
Estudo sobre os aspectos lingüísticos de representação do conhecimento. Objetiva discutir os fundamentos teóricos da organização do conhecimento, em suas bases lingüísticas e culturais e elementos de representação, relacionando a teoria da interação verbal de Bakhtin com os princípios e práticas da representação do conhecimento. Fundamenta-se no pressuposto de que os princípios de representação não podem ser reduzidos às disciplinas e práticas que para elas contribuem. A partir das reflexões de Bakhtin, em Marxismo e filosofia da linguagem, são analisados quatro aspectos por ele apontados. O primeiro refere-se à interação entre interlocutores, fundamental para a comunicação e princípio fundador da linguagem. O segundo diz respeito à dependência do sentido do texto e da significação das palavras à relação entre sujeitos, sentido e significação construídos na produção e na interpretação dos textos pelos sujeitos. A precedência da intersubjetividade sobre a subjetividade é o terceiro aspecto observado, pois é na relação entre os interlocutores que se constroem os sujeitos produtores do texto. O quarto aspecto, a dupla noção de sociabilidade, é explorado pela análise da relação entre sujeitos ou interlocutores que interagem e a dos sujeitos com a sociedade. Esses aspectos compõem um processo decisivo para o diálogo ou interlocução entre vozes intermediadas pela percepção de mundo de cada um dos envolvidos, criando espaços de flexibilização intervenientes nos fundamentos teóricos sobre a organização e representação do conhecimento. Nessa direção, apontam-se caminhos e práticas, materializados em instrumentos resultantes da valorização dos elementos culturais, cognitivos, éticos e estéticos presentes no contexto de uma determinada sociedade ou comunidade.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Bufrem, Leilah Santiago | Silva, Helena de Fátima Nunes | Breda, Sônia Maria
Data
15 de dezembro de 2008
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/593 | 10.20396/etd.v7i1.593
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 28-38 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 28-38 | ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 28-38 | 1676-2592
Assuntos
Representação do conhecimento. Organização do conhecimento. | Representação e Organização do conhecimento
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa bibliográfica