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Escola e movimento hip hop: o campo das possibilidades educativas para a juventude
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Metadados
Descrição
Este trabalho resulta de estudo de caso e pretende compreender como vem ocorrendo o diálogo entre a escola pública e o movimento hip hop, considerando-se os desafios para a construção de práticas educativas significativas para a juventude. Trata do caráter educativo do movimento, a partir das dimensões de construção da cidadania, da cultura política, da configuração do cenário sociopolítico e econômico, da subjetividade e da organização política. Para isso, acompanharam-se atividades desenvolvidas em uma crew do movimento, localizada em um bairro periférico da cidade de Recife, e a prática educativa desse movimento no contexto escolar circunscrito no Programa Escola Aberta. Visualizou-se, na experiência do movimento hip hop no programa, uma oportunidade de aprendizagem para a escola, no sentido de contextualizar seus saberes, de modo a ganhar maior adesão da comunidade escolar, em especial dos jovens. Nesse sentido, encontraram-se duas modalidades de apropriação das práticas educativas do movimento pela escola: instrumental e pedagógica, que sinalizam para a necessidade de inserção do programa na política educacional e nos projetos político-pedagógicos. Com o acompanhamento das atividades e as entrevistas, pôde-se problematizar a interface educação-segurança presente no programa como fator limitante para os aprendizados de participação esperados para a escola pública em contexto democrático. Evidencia-se essa situação nas oficinas de hip hop, em que jovens com a tarefa de educar outros jovens deparam-se com esse dilema ou simplesmente sucumbem a uma política que despotencializa suas práticas educativas.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Menezes, Jaileila de Araújo | Costa, Mônica Rodrigues | Ferreira, Danielle de Farias Tavares
Data
23 de setembro de 2010
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/861 | 10.20396/etd.v12i0.861
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 83-106 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 83-106 | ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 83-106 | 1676-2592
Assuntos
Práticas educativas. Juventude. Movimento hip hop. Escola. | Educação | Dança | Movimentos sociais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Análise lógica