-
Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
- Voltar
Metadados
Descrição
Propomos olhares em movimento pelos interiores de algumas imagens em busca de reconhecer elementos de sua própria linguagem a fim de estabelecermos um diálogo com estas imagens e suas/nossas potencialidades, encantamentos, sentidos. Ver Lobos e Chapeuzinhos como fragmentos ressonantes em narrativas que se multiplicam em diferentes cenários e “contextualizações”. Nossa aposta está em não mais obedecer à necessidade representacional do questionamento “o que isso quer dizer?”, “qual o significado daquilo?”, mas possibilitar escorregões e deslizes pelas potências da contemplação e produção de sentidos na própria imagem. Ler imagens que se soltam do texto. Ler textos que se permitem desvincular das imagens; (im)possibilidades em buscar outras apresentações da menina e do animal com a intenção de tencionar os limites do que frequentemente se nomeia imagem, texto, produção cultural, e potencializar as multiplicidades na ausência do equivalente que representariam e interpretariam. Mas e quanto ao papel do professor perante a educação advinda das imagens: seríamos nós os “faxineiros/as” das “misturas”, das “diferenças” com que nos deparamos no campo educacional, na tentativa de deixar tudo mais uniforme? Se assim o for, talvez estejamos pasteurizando interpretações e análises – pasteurização que não ocorre somente na indústria, mas também com as linguagens e conteúdos.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Scareli, Giovana | Andrade, Elenise Cristina Pires de
Data
13 de janeiro de 2009
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044 | 10.20396/etd.v9i0.1044
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64 | ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64 | 1676-2592
Assuntos
Leitura de imagens. Educação visual. Pós-modernidade. | Pós-modernidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa bibliográfica