-
Estudos do cotidiano, pequisa em educação e vida cotidiana: o desafio da coerência
- Voltar
Metadados
Descrição
As pesquisas nos/dos/com os cotidianos se desenvolvem simultaneamente ao desenvolvimento da própria metodologia desse modo de pesquisar. Isso porque, para recuperar a importância das práticas microbianas, singulares e plurais, dos praticantes da vida cotidiana (Certeau, 1994) é necessário vivenciar esse processo de (re)invenção do ato de pesquisar. Parece cada vez mais fundamental ir-se à vida cotidiana, ao que acontece e ao que estão vivendo as pessoas para se pensar políticas sociais. Definir juventude, o que ela é, como é possível pensá-la e abordá-la são questões centrais para o debate a respeito dos modos como a sociedade pode e deve desenvolver políticas apropriadas às necessidades e anseios desse heterogêneo grupo social. A crescente consciência sobre a insuficiência dos métodos de pesquisa associados ao cientificismo positivista – voltados para as generalizações e definição de modelos – para a compreensão da complexa dinâmica que envolve a vida cotidiana associa-se à convicção de que o desenvolvimento epistemológico da noção de cotidiano é indissociável daquele das metodologias das pesquisas que nele, com ele e sobre ele se desenvolvem. O texto traz uma reflexão teórico-epistemológico-metodológica sobre o tema, entendendo que um dos principais desafios a ser enfrentado pelo campo sociológico dos chamados estudos do cotidiano – seja para pensar a juventude, a escola, ou outras questões – é a coerência interna entre essas diferentes, mas indissociáveis, dimensões.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Oliveira, Inês Barbosa de
Data
13 de janeiro de 2009
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1050 | 10.20396/etd.v9i0.1050
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 162-184 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 162-184 | ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 162-184 | 1676-2592
Assuntos
Currículo. Juventude. Cotidiano | Juventude | Cotidiano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa bibliográfica