-
Conversations, controversy, and calculations in an unpublished chilam balam of Yucatan||Conversações, Controvérsias e Cálculos em um Chilam Balam de Yucatan Inédito
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article I explore the benefits and dangers of intercultural contact in the context of the creation and diffusion of Chilam Balam books, sacred texts compiled mainly during the colonial period and used by Maya communities of Yucatan. I present the results of my fieldwork to the area which include the narrative of the disappearance and re-creation of an unpublished Chilam Balam as well as a partial reproduction of its contents including a chapter on Maya Numbers and a collection of Maya hieroglyphs. This reproduction of an original unpublished Chilam Balam manuscript is a unique contribution to the field of Maya studies and evidence of the Maya episteme regarding numbers, time, and the universe.||Neste artigo, eu exploro os benefícios e os perigos do contato intercultural no contexto da criação e da difusão dos livros Chilam Balam, que são textos sagrados que foram compilados, principalmente, durante o período colonial e utilizados por comunidades maias de Yucatan. Apresento os resultados de meu trabalho de campo nessa área que inclui a narrativa do desaparecimento e da re-criação de um Chilam Balam inédito, bem como uma reprodução parcial de seu conteúdo, incluindo um capítulo sobre os Números Maias e uma coleção de hieróglifos maias. Essa reprodução do manuscrito original inédito de Chilam Balam é uma contribuição única para o campo dos estudos maias e evidencia a episteme maia com relação aos números, ao tempo e ao universo.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Tun, Molly
Data
4 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648369 | 10.20396/etd.v19i3.8648369
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 687-711 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 687-711 | ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 687-711 | 1676-2592
Assuntos
Chilam Balam. Colonial Period. Maya mathematics. Maya Literature. Mathematics Education. Tsikbal. | Ethnomathematics | controversy | conversations | Chilam Balam. Período colonial. Matemática maia. Literatura maia. Educação matemática. Tsikbal. | Etnomatemática | Conversação controvérsia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitaiva | Avaliado pelos pares | Pesquisa qualitativa