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Entre o professor público e o pensador privado: a figura do mestre em Deleuze
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Metadados
Descrição
Gilles Deleuze, embora pouco ou nada tenha escrito sobre educação, concedeu uma especial atenção ao conceito de aprendizado. Concebido como um processo involuntário disparatado por um encontro violento com signos heterogêneos que nos levam a pensar, a noção deleuziana de aprendizado parece não conceder espaço para qualquer figura imbuída de autoridade professoral. A aprendizagem, em Deleuze, apresentar-se-ia como um processo imanente que, em tese, prescindiria de mestres ou professores. Não obstante isso, em diversos momentos de sua obra, o filósofo francês chegou a defender a importância de possuirmos mestres ou professores. Buscando elucidar essa aparente contradição, esse artigo procurará pensar como a figura do mestre convive no interior da noção de aprendizado forjada por Deleuze. Para tanto, resgataremos a distinção deleuziana entre o professor público e o pensador privado, tomando-as como disparadoras para pensarmos a figura do mestre. Acreditamos que tal distinção, contrapondo-se às noções formuladas por Immanuel Kant de uso privado e uso público da razão, possibilitaria pensarmos o mestre como aquele responsável por romper com o universo judicativo kantiano e capaz de ofertar um vislumbre de um pensamento sem qualquer lastro judicativo ou representativo – intento último da filosofia de Deleuze e Deleuze-Guattari.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Data
14 de outubro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650025 | 10.20396/etd.v20i4.8650025
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1018-1035 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1018-1035 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1018-1035 | 1676-2592
Assuntos
Gilles Deleuze. Filosofia da educação. Pensamento filosófico | Filosofia da Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa histórica