-
(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse relato de uma experiência realizada na disciplina Didática Geral, oferecida aos cursos de licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia, objetiva compreender o universo dos processos de formação inicial de professores a partir da autoformação. A proposta do Projeto de Docência é apresentada no início do semestre enquanto instrumento reflexivo, visando à assunção da profissão docente. Constatamos nos primeiros momentos que a elaboração de tal documento provoca resistências; entretanto, uma vez superadas as dificuldades iniciais, o mergulho em busca de si é inevitável – os estudantes descobrem que o sentido do aprendizado está no próprio viver. Apesar de a proposta de desenvolvimento do Projeto de (trans)formação para a docência ser comum às diferentes turmas, em semestres variados, a produção de cada uma delas apresenta resultados singulares. A ênfase está no reconhecimento tanto dos saberes formais externos aos indivíduos quanto dos saberes subjetivos/não formalizados que as pessoas transportam consigo, os quais são tecidos em suas experiências de vida, de acordo com contextos socioculturais diversificados. Depreendemos que as narrativas (auto)biográficas, ao longo do processo de formação de professores, fornecem elementos valiosos para a autorreflexão de alunos e professores, além de possibilitarem a intervenção problematizadora do formador sobre concepções, crenças e saberes dos licenciandos em relação à docência, ao promoverem a sua (trans)formação.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Campos, Vanessa Therezinha Bueno | Silva, Fernanda Duarte Araújo
Data
8 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650510 | 10.20396/etd.v21i1.8650510
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 | ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 242-258 | 1676-2592
Assuntos
Docência. Formação de professores. Educação. | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Relato de experiência