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Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito
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Metadados
Descrição
O campo discursivo da ‘indisciplina’, do ‘conflito’ e da violência na escola’ tem sido estratégico para colocar em análise as tensões e os paradoxos que se efetuam no cotidiano escolar, especialmente no tocante às relações de poder adulto-criança. Nesse âmbito, temos visto serem privilegiadas respostas pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes, que fragilizam a sustentação dos espaços públicos na escola, bem como o exercício coletivo e compartilhado de análise da produção desses modos de funcionamento escolar e da variabilidade e singularidade de seus processos. Este artigo busca discutir algumas pistas ético-políticas para dispor no território escolar, em diálogo com aportes da sociologia da infância, visando a experimentação de outras temporalidades e sentidos para as experiências conflituosas, tendo como nortes a legitimidade do agir político de crianças e adolescentes e a utopia ativa de uma escola justa e democrática. Para tanto, nos valeremos da apresentação de vinhetas do cotidiano escolar que nos permitirão evidenciar a potência analisadora das insurgências das crianças e adolescentes assim como certas linhas de produção do descriançável ou do criançável.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Vicentin, Maria Cristina Gonçalves | Gramkow, Gabriela
Data
11 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650659 | 10.20396/etd.v20i2.8650659
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 368-390 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 368-390 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 368-390 | 1676-2592
Assuntos
Infância. Conflito e educação. Escola. Sociologia da infância. | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Ensaio; reflexões com base em situações empíricas