-
The ideological trends of the licensing courses in physical education in the distance mode||Las tendencias ideológicas de los cursos de grado en educación física en modo de distancia||As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em educação física na modalidade a distância
- Voltar
Metadados
Descrição
In this research, we investigated the ideological tendencies of undergraduate courses of distance education in Physical Education in the state of Goiás, with historical-dialectical materialism as a guiding methodological principle. For data collection, the techniques of bibliographic, documentary and semi-structured interview were used. As a conclusion, it was realized that training in private HEI is primarily focused on employability, and the public HEI, by precarious teaching performance, among other structural issues, perceived that the UAB policy, hinders a formative action more emancipatory. Therefore, the problem is not the distance modality itself, but the fact that under the domain of capital, ODL becomes a very lucrative business, compromising the quality of education.||En esta investigación se investigaron las tendencias ideológicas de los cursos de grado de Educación Física a distancia en el estado de Goiás, teniendo el materialismo histórico-dialéctico como principio metodológico rector. Para la recolección de datos, utilizamos las técnicas de investigación bibliográfica, documental y entrevista semiestructurada. En conclusión, está claro que la capacitación en IES privadas se centra principalmente en la empleabilidad y la IES pública, ya que el desempeño precario de la enseñanza, entre otros problemas estructurales, a través de la política de la UAB, dificulta una acción formativa más emancipadora. Por lo tanto, el problema no es el modo a distancia en sí mismo, sino el hecho de que, bajo el dominio del capital, el aprendizaje a distancia se convierte en un negocio muy lucrativo, comprometiendo la calidad de la educación.||Nesta pesquisa foram investigadas as tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no estado de Goiás, tendo o materialismo histórico-dialético como princípio metodológico orientador. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semi-estruturada. Como conclusão, percebe-se que a formação na IES privada é primordialmente voltada para a empregabilidade e a IES pública, por precarizar a atuação docente, dentre outras questões estruturais, através da política da UAB, dificulta uma ação formativa mais emancipadora. Logo, o problema não é a modalidade a distância em si, mas o fato que sob o domínio do capital, a EAD se torna um negócio muito lucrativo, comprometendo a qualidade da educação.
ISSN
1676-2592
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Pimentel, Fernanda Cruvinel | Moraes, Raquel de Almeida
Data
17 de fevereiro de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656308 | 10.20396/etd.v23i1.8656308
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 23 No. 1 (2021): Education, new beginnings: the new always comes; 82-97 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 23 Núm. 1 (2021): Educación, nuevos comienzos: lo nuevo siempre llega; 82-97 | ETD - Educação Temática Digital; v. 23 n. 1 (2021): Educação, recomeços: o novo sempre vem; 82-97 | 1676-2592
Assuntos
Ideología | Educación a distancia | Educación física | Ideology | Distance education | Physical education | Ideologia | Educação a distância | Educação física
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto