-
The neo-thomist philosophy as school philosophy (Colombia 1870-1930)||La filosofía neotomista como filosofía escolar (Colombia 1870-1930)||A filosofia neotomista como filosofia escolar (Colômbia 1870-1930)
- Voltar
Metadados
Descrição
This article addresses the history of Philosophy as a school discipline, in the convergence of three planes: the epistemic: the type of knowledge and its criteria of truth; the historical: from his under-medieval and European Renaissance origins to the curricular organization of the Colombian baccalaureate in the twentieth century; and pedagogical: the methods and schemes of curricular planning and the political purposes assigned to their teaching in secondary school. It uses three methodological notions: the triple canon of the philosophy taught (Alasdair McIntyre); the empirical-transcendental epistemic regime of modern knowledge (Foucault), and the process of institutionalization of pedagogical knowledge (Zuluaga). Its sources range from the History of Philosophy and Education, to the philosophical and pedagogical debates between neotomists and positivists in Colombia.||Este artículo aborda la historia de Filosofía como disciplina escolar, en la convergencia de tres planos: el epistémico: el tipo de saber y sus criterios de verdad; el histórico: desde su formación bajomedieval y renacentista europea hasta la organización curricular del bachillerato colombiano en el siglo XX; y el pedagógico: los métodos y esquemas de distribución curricular y los fines políticos asignados a su enseñanza en la secundaria. Recurre a tres nociones metodológicas: el triple canon de la filosofía enseñada (Alasdair McIntyre); el régimen epistémico empírico-trascendental del saber moderno (Foucault), y el de proceso de institucionalización del saber pedagógico (Zuluaga). Sus fuentes van desde las Historias de la filosofía y la educación, hasta los debates filosóficos y pedagógicos entre neotomistas y positivistas en Colombia.||Este artigo aborda a história da Filosofia como disciplina escolar, na convergência de três planos: o epistêmico: o tipo de conhecimento e seus critérios de verdade; o histórico: desde sua formação tardo-medieval e renascentista europeia até a organização curricular do bacharelado colombiano no século XX; e pedagógico: os métodos e esquemas de organização curricular e os propósitos políticos atribuídos ao seu ensino no ensino médio. Utiliza três noções metodológicas: o cânone triplo da filosofia ensinada (Alasdair McIntyre); o regime epistêmico empírico-transcendental do conhecimento moderno (Foucault) e o processo de institucionalização do conhecimento pedagógico (Zuluaga). Suas fontes vão desde as Histórias de Filosofia e Educação, até os debates filosóficos e pedagógicos entre neotomistas e positivistas na Colômbia.
ISSN
1676-2592
Periódico
Abrangência
Colombia; 1892-1930 | Colombia, 1892-1930 | Colômbia; 1892-1930
Autor
Saldarriaga, Oscar
Data
9 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660154 | 10.20396/etd.v22i4.8660154
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 4 (2020): Culture, Knowledge and School Disciplines in Ibero-America - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 873-890 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 4 (2020): Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 873-890 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 4 (2020): Cultura, Saberes y Disciplinas Escolares en Iberoamerica - Cultura, Saberes e Disciplinas Escolares na Ibero-América; 873-890 | 1676-2592
Assuntos
Filosofía neotomista | Filosofía positivista | Enseñanza de la filosofía | Historia epistemológica de los saberes | Historia de la pedagogía | Historia de las disciplinas escolares | Colombia-Historia intelectual | Filosofia neotomista | Filosofia positivista | Ensino da filosofia | História epistemológica da educação | História da pedagogía | História das disciplinas escolares | Colômbia-História intelectual. | Neo-thomist philosophy | Positivist philosophy | Teaching philosophy | Epistemological history of education | History of pedagogy | History of school disciplines; Colombia-Intellectual history
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto