-
Analysis of scientific information used in the information management of higher education institutions according to international literature||Análisis de la información científica utilizada en la gestión de la información de las instituciones de enseñanza superior según la literatura internacional||Análise das informações científicas utilizadas na gestão da informação das instituições de ensino superior segundo a literatura internacional
- Voltar
Metadados
Descrição
The approach refers to the study of Information Management, in order to emphasize its relevance for the accessibility of information and the development and dissemination of knowledge in the different areas of knowledge. With regard to Information Science, there is a connection with the organization of knowledge, with the purpose of demonstrating the importance of the scientific indicators, collected, processed and presented in international literature available in the Electronic Journal of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoalde Nível Superior (CAPES). In order to demonstrate the importance of scientific indicators in organizational performance, an international bibliographic survey is carried out, carrying out a detailed analysis of the information of the studies with notes on the scientific indicators versus information management, using theliterature in English and Spanish, describing the analysis of the selected Portfolio Library, the occurrence of researches in the area, the use of indicators, the users' view and their connection with the environment. The proposal focuses on the collection of data and information managed in this context in order to collaborate with the mapping of records in higher education institutions and scholars, helping to accelerate of organizational management.||El enfoque se refiere al estudio de la Gestión de la Información, con la finalidad de enfatizar su relevancia para la accesibilidad de la información, el desarrollo y la diseminación del conocimiento en las diversas áreas existentes. En lo que se refiere a la Ciencia de la información, se da la conexión con la organización del conocimiento, con la finalidad de demostrar la importancia de los indicadores científicos, recogidos, procesados y presentados en literaturas internacionales disponibles en el Portal de Revistas de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Con el fin de demostrar la importancia de los indicadores científicos en el desempeño organizacional, se hace el levantamiento bibliográfico internacional, realizando un análisis minucioso de las informaciones de los estudios con apuntes sobre los indicadores científicos versus la gestión de la información, utilizando la literatura en lengua inglesa y española; describiendo el análisis del Portafolio Bibliográfico seleccionado; la ocurrencia de las investigaciones en el área; la utilización de indicadores; la visión de los usuarios, y; su conexión con el ambiente. La propuesta se centra en el levantamiento de los datos e informaciones gestionadas en este contexto con observación a colaborar con el mapeo de los registros en las instituciones de enseñanza superior, y estudiosos del tema, auxiliando en la aceleración de la gestión organizacional.||A abordagem se refere ao estudo da Gestão da Informação, no intuito de enfatizar sua relevância para a acessibilidade da informação e o desenvolvimento e disseminação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento. No que tange a Ciência da informação, dá-se a conexão com a organização do conhecimento, com a finalidade de demonstrar a importância dos indicadores científicos, coletados, processados e apresentados em literaturas internacionais disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com a finalidade de demonstrar a importância dos indicadores científicos no desempenho organizacional , faz-se o levantamento bibliográfico internacional, realizando uma análise minuciosa das informações dos estudos com apontamentos sobre os indicadores científicos x gestão da informação, utilizando a literatura em língua inglesa e espanhola, descrevendo a análise o Portfólio Bibliográfico selecionado, a ocorrência das pesquisas na área, a utilização de indicadores, a visão dos usuários e sua conexão com o ambiente. A proposta incide no levantamento dos dados e informações geridas neste contexto com vistas a colaborar com o mapeamento dos registros nas instituições de ensino superior, e estudiosos do tema, auxiliando na aceleração da gestão organizacional.
ISSN
1678-765X
Autor
Fortunato, Tatiane Priscila | Pinto, Adilson Luiz
Data
22 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650974 | 10.20396/rdbci.v16i2.8650974
Idioma
Fonte
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 16 No. 2 (2018): May/Aug. - Theme: Open access, repositories, portals of publications, preservation and informational behavior in the academic context; 414-432 | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 16 n. 2 (2018): maio/ago.: Acesso aberto, repositórios, portais de publicações, preservação e comportamento informacional no contexto acadêmico; 414-432 | 1678-765X
Assuntos
Gestão da informação. Indicadores científicos. Índices científicos. Revisão da literatura. | Information Management. Scientific indicators. Scientific indexes. Literature revision. | Gestión de la información. Indicadores científicos. Índices científicos. Revisión de literatura.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Revisão de Literatura | Literature review | Revisión de literatura