-
Information literacy focused on school librarian activities||A competência em informação aliada as tarefas do bibliotecário escolar
- Voltar
Metadados
Descrição
Information literacy is important to access, evaluate and use information in an efficient way. Furthermore, information literacy helps individuals to use technology, to seek information, to interpret a text, to verify an information source and to produce new knowledge. This paper aims to discuss how information literacy contributes to the development of public policy for school libraries. The public policy should focus on librarians’ lifelong learning. The methodological procedures involve a bibliographical research about information literacy and public policy in the context of school libraries. Therefore, we researched materials like books, printed and digital articles in many journals in the information science field. In conclusion, we illustrated that information literacy needs to be considered in public policy of school libraries in Brazil, so that this literacy can guide information professionals and improve the services offered by the libraries.||A competência em informação é fundamental para que os indivíduos saibam acessar, avaliar e usar a informação de maneira eficaz ao longo da vida. Consiste em saber utilizar as tecnologias, buscar as informações em vários lugares, interpretar o texto, verificar a fonte de informação e produzir novos conhecimentos. O objetivo deste estudo é propor a aplicação dos princípios da Competência em informação ao elenco de tarefas dos bibliotecarios escolares. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica no âmbito da Competência em informação e das políticas públicas voltadas ao contexto das bibliotecas escolares. Para tanto, buscou-se em livros e artigos impressos e digitais em diferentes periódicos da área da ciência da informação. Como considerações finais, defende-se que a Competência em informação precisa ser considerada pelas políticas públicas da biblioteca escolar no Brasil, a fim de que se torne subsídio à prática do bibliotecário escolar e melhore o serviço oferecido pelas bibliotecas.
ISSN
1678-765X
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporâneo
Autor
Ottonicar, Selma Leticia Capinzaiki | Castro Filho, Claudio Marcondes de | Sala, Fabiana
Data
4 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653232 | 10.20396/rdbci.v17i0.8653232
Idioma
Fonte
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 17 (2019): Continuous Publishing; e019005 | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 17 (2019): Publicação Contínua; e019005 | 1678-765X
Assuntos
Políticas públicas | Competência em informação | Biblioteca escolar | Aprendizagem ao longo da vida | Desenvolvimento de saberes. | Public policy | Information literacy | School library | Lifelong learning | Knowledge development.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text