-
Moishe Postone and the Essay as Form||Moishe Postone y el ensayo como forma||Moishe Postone e o ensaio como forma
- Voltar
Metadados
Descrição
The essay at hand briefly sketches out the relation of Moishe’s major work Time, Labor and Social Domination to a philosophical development with which, as critical theory, it is inherently allied: the work of Theodor Adorno, as it is paradigmatically given in the “essay as form,” here a phrase apostrophizing Adorno’s way of proceeding altogether, not strictly citing the much studied eponymous essay. Although Moishe’s study means to be and is dialectical reflection, it nevertheless seeks univocality. And in pursuing this tack, in holding the compass straight and repudiating divagation, as a form of categorial analysis, it differentiates itself decisively from the essay as form by rejecting immanent criticism. Yet, even as we recognize the extent of the mutual exclusivity of the essay as form as immanent criticism and a systematic categorial analysis of totality, this antipathy is not to be understood as obligatorily unproductive. Pursued, it might well have implications for the release of all that is bound up as a hybrid in the phrase “traditional Marxism,” extricating the historical experience and even the words Marxism,” extricating the historical experience and even the words lodged within it from scare quotes, without endangering the systematic insight of the mature Marx that Moishe rightly wanted to discern and elucidate.||Este ensayo esboza brevemente la relación entre el Tiempo, el trabajo y la dominación social, la obra principal de Moishe Postone, y una línea de desarrollo filosófico de la que, al ser una teoría crítica, sería inherentemente un aliado: la obra de Theodor Adorno, tal como se realiza paradigmáticamente en el "ensayo como forma", expresión que sirve de apóstrofo a la forma de proceder de Adorno en su conjunto. , y no como una referencia estricta a su conocido ensayo. Aunque el estudio de Postone es una reflexión dialéctica, busca la univocidad. Y, al alinearse de esta manera, repudiando toda divagación, como forma de análisis de categorías, se diferencia decisivamente del ensayo como una forma de rechazar la crítica inmanente. Sin embargo, aunque reconocemos el alcance de la exclusividad mutua entre el ensayo como una crítica inmanente y un análisis sistemático de la categoría de la totalidad – como el de Postone – esta antipatía no necesita ser entendida como una obligativamente improductiva. Si es perseguido, puede incluso tener implicaciones para la liberación de todo lo que se contiene como un híbrido en la expresión "marxismo tradicional", destesizando de entre comillas la experiencia histórica e incluso las palabras alojadas en ella, sin poner en riesgo la reflexión sistemática del Marx maduro que Moishe con razón quiso discernir y dilucidar.||O presente ensaio esboça brevemente a relação entre Tempo, trabalho e dominação social, a principal obra de Moishe Postone, e uma linha de desenvolvimento filosófico da qual, por ser uma teoria crítica, ela seria inerentemente uma aliada: o trabalho de Theodor Adorno, tal como é paradigmaticamente realizado no “ensaio como forma”, expressão que aqui serve de apóstrofe ao modo de Adorno proceder como um todo, e não como uma referência estrita a seu conhecido ensaio. Ainda que o estudo de Postone almeje e seja uma reflexão dialética, ele busca a univocidade. E, ao se alinhavar dessa forma, repudiando toda divagação, como uma forma de análise categorial, ele se diferencia decisivamente do ensaio como forma por rejeitar a crítica imanente. Porém, embora reconheçamos o alcance da exclusividade mútua entre o ensaio como forma enquanto crítica imanente e uma análise categorial sistemática da totalidade – como a de Postone –, essa antipatia não precisa ser entendida como sendo obrigatoriamente improdutiva. Caso perseguida, ela pode até vir a ter implicações para a liberação de tudo aquilo que está contido como um híbrido na expressão “marxismo tradicional”, desprendendo das aspas a experiência histórica e mesmo as palavras nela alojadas, sem colocar em risco a reflexão sistemática do Marx maduro que Moishe acertadamente desejava discernir e elucidar.
ISSN
0103-183X
Periódico
Abrangência
Global; Contemporary | Global; Contemporáneo | Global; Contemporâneo
Autor
Hullot-Kentor, Robert | Tinti, Tauan Fernandes
Data
23 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8662085 | 10.20396/remate.v41i1.8662085
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Robert Hullot-Kentor, Robert Hullot-Kentor | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Remate de Males; Vol. 41 No. 1 (2021): Literature and aesthetics, today; 45-59 | Remate de Males; Vol. 41 Núm. 1 (2021): Literatura y estética, hoy; 45-59 | Remate de Males; v. 41 n. 1 (2021): Literatura e estética, hoje; 45-59 | 2316-5758
Assuntos
Moishe Postone | Theodor Adorno | Immanent Criticism | Essay as Form | Moishe Postone | Theodor Adorno | Crítica inmanente | ensayo como forma | Moishe Postone | Theodor Adorno | Crítica imanente | Ensaio como forma
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto