Descrição
Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola no Brasil e debate as ressonâncias dessas contradições na vida cotidiana, na identidade subjetiva dos professores e em sua autoestima. Apresenta fundamentos filosóficos de uma formação docente para as relações humanas de igualdade e de alteridade, de dialeticidade e de elevação ética e estética. Apresenta a educação escolar como processo de formação humana e destaca a tarefa de educar como processo de desenvolvimento ou de formação humana. Apresenta as esperadas características de uma docência humanizadora e emancipatória. Enuncia processos humanistas e atitudes éticas de acolhimento voltados para as práticas de formação de professores, com destaque para os estágios e os percursos formativos. Destaca com esperanças as novas propostas de novas docências diante de novos sujeitos sociais e de novos desafios para a educação e a escola na sociedade tecnológica.