Descrição
I construct this research to give visibility to the foreign body as a producer of art, culture and knowledge, when he finds his house, “his body” (Bertherat, 2010), at school. It develops epistemologically in descolonial Art-education from the condition in which I have always been placed, of foreign body, being imperfect to the colonial body model imposed in the West, always in relation to an Other. Continually, therefore, I live being placed in the category of “Bein gless”, in culture, in life, in learning, as other foreign bodies also live: occupying the background of the scene to leave the choreography in beautiful dance or theatrical presentations or musical harmonics.||Construo esta pesquisa para dar visibilidade ao corpo estranho como produtor de arte, cultura e conhecimentos, quando esse encontra sua casa, o “seu corpo” (Bertherat, 2010), na escola. Esta se desenvolve epistemologicamente em Arte-educação descolonial a partir da condição na qual sempre fui colocado, de corpo estranho, por ser imperfeito ao modelo de corpo colonial imposto no ocidente, sempre em relação a um Outro. Continuamente, por isso, vivo sendo posto na categoria de “Ser menos”, na cultura, na vida, no aprendizado, como outros tantos corpos estranhos também vivem: ocupando o fundo da cena para deixar a coreografia em dança bonita ou as apresentações teatrais ou musicais harmônicas.