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Narratives of traditional communities students in higher education: training stories||Narrativas de estudiantes de comunidades tradicionales en educación superior: historias de formación||Narrativas de estudantes de comunidades tradicionais no ensino superior: histórias de formação
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Metadados
Descrição
This article presents results of a research which investigates the knowledge and practices of indigenous and quilombola students in a Brazilian university by using the analysis of narratives in the hermeneutic phenomenological perspective. Two central aspects were reported by the students: differences between models experienced in primary and in higher education; prejudice they faced for being quilombola or indigenous. Their stories refer to situations lived individually along their educational process and/or to situations concerning a group/an ethnicity; they also reveal that students come from contexts that have been disregarded and devaluated.||El artículo presenta resultados de una investigación que busca conocer los conocimientos y prácticas de estudiantes indígenas y quilombolas de una universidad brasileña a través del análisis de narrativas desde una perspectiva fenomenológico-hermenéutica. En sus informes se identificaron dos aspectos centrales: diferencias entre modelos vividos en la educación básica y en la educación superior; prejuicios sufridos por ser quilombolas o indígenas. Las historias de los estudiantes se refieren a situaciones vividas individualmente durante el proceso de formación y / o situaciones que conciernen a un grupo, una etnia; también revelan que los contextos en los que se originan han sido blanco de negligencia y devaluación.||O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca conhecer saberes e práticas de estudantes indígenas e quilombolas em uma universidade brasileira por meio da análise de narrativas na perspectiva fenomenológica-hermenêutica. Dois aspectos centrais foram identificados em seus relatos: diferenças entre modelos vivenciados na educação básica e no ensino superior; preconceitos sofridos por serem quilombolas ou indígenas. As histórias dos/as estudantes remetem a situações vividas individualmente durante o processo de formação e/ou a situações que dizem respeito a um grupo, uma etnia; revelam, ainda, que os contextos dos quais são oriundos/as têm sido alvo de descaso e desvalorização.
ISSN
1984-9605
Periódico
Abrangência
Brazil; Century XXI | Brasil; Siglo XX | Brasil; Século XXI
Autor
Pimentel, Adriana Miranda | Moraes, Paulo Alberto Sobral de
Data
14 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8657954 | 10.20396/rfe.v13i1.8657954
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Paulo Alberto Sobral de Moraes | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 13 No. 1 (2021): Temática: Mulheres em movimento na filosofia e educação ; 1996-2019 | Filosofia e Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2021): Temática: Mulheres em movimento na filosofia e educação ; 1996-2019 | Filosofia e Educação; v. 13 n. 1 (2021): Temática: Mulheres em movimento na filosofia e educação ; 1996-2019 | 1984-9605
Assuntos
Narrativas | Comunidades tradicionales | Enseñanza superior | Narratives | Traditional communities | University education | Narrativas | Comunidades tradicionais | Ensino superior
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto