-
Inclusion of people with visual impairment in distance education||Inclusión de personas con discapacidad visual en la educación a distancia||Inclusão de pessoas com deficiência visual na educação a distância
- Voltar
Metadados
Descrição
In face of education challenges, social and legal changes considering social inclusion, the objective of this article was to present results obtained in Master degree in Education, which analyzed the process of educational inclusion of visually impaired people in undergraduate distance education courses in Brazil, using communication and information digital technologies and assistive technology. The research analyzed twelve articles from five categories of pre-defined analysis: contributions from Distance education to students with visual impairment; mediation using communication and information digital technology and assistive technology; fragility between distance education and student with visual impairment; challenges in pedagogical practice and also the learning process to achieve educational inclusion. The results show that studies on this topic are recent, but the existing processes says the learning distance contribute with educational inclusion of these students, when provide the access to a quality education and guarantees the student’s right established by law. The main challenges are teacher’s mediation, training, accessibility of learning virtual environments and the control of technologies by teachers and students. ||Ante los desafíos educacionales, los cambios sociales y legales dirigidos a la inclusión social, este artículo tiene el objetivo de presentar los resultados obtenidos en la investigación de maestría en Educación, que analizó el proceso de inclusión educacional de personas con discapacidad visual en los cursos de educación superior a distancia en Brasil, a través del uso de las TDIC y de la tecnología de apoyo. La investigación se propuso analizar 12 artículos a partir de cinco categorías de análisis predefinidas: contribuciones de la EaD para los estudiantes con discapacidad visual; mediación por medio de las tecnologías digitales de información y comunicación y tecnología de apoyo; fragilidad de la relación educación a distancia y estudiante con discapacidad visual; desafíos de la práctica pedagógica y del proceso de aprendizaje; efectividad de la inclusión educacional. Los resultados mostraron que los estudios sobre el asunto aún son recientes, pero las investigaciones existentes afirman que la educación a distancia contribuye con la inclusión educacional de estos estudiantes, una vez que proporciona el acceso a una educación de calidad y garantiza a los estudiantes los derechos previstos en ley. Los principales desafíos son la mediación del profesor, su formación, la accesibilidad de los ambientes virtuales de aprendizaje y el dominio del uso de las tecnologías por parte de profesores y estudiantes. || Diante dos desafios educacionais, das mudanças sociais e legais voltadas à inclusão social, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa de mestrado em Educação, que analisou o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência visual nos cursos de educação superior a distância no Brasil, por meio do uso das TDIC e da tecnologia assistiva. A pesquisa propôs-se a analisar 12 artigos a partir de cinco categorias de análises pré-definidas: contribuições da EaD para os estudantes com deficiência visual; mediação por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação e tecnologia assistiva; fragilidade da relação educação a distância e estudante com deficiência visual; desafios da prática pedagógica e do processo de aprendizagem; efetivação da inclusão educacional. Os resultados mostraram que os estudos sobre o assunto ainda são recentes, mas as pesquisas existentes afirmam que a educação a distância contribui com a inclusão educacional desses estudantes, uma vez que proporciona o acesso a uma educação de qualidade e garante aos estudantes os direitos previstos em lei. Os principais desafios são a mediação do professor, sua formação, a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem e o domínio do uso das tecnologias por parte de professores e estudantes.
ISSN
2178-5198
Periódico
Autor
Burci, Taissa Vieira Lozano | Costa, Maria Luisa Furlan
Data
1 de março de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/32212 | 10.4025/actascieduc.v40i2.32212
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Acta Scientiarum. Education
Fonte
Acta Scientiarum. Education; Vol 40 No 2 (2018); e32212 | Acta Scientiarum. Education; v. 40 n. 2 (2018); e32212 | 2178-5201 | 2178-5198
Assuntos
communication and information digital technologies | assistive technology | higher education in Brazil | distance education. | tecnologías digitales de información y comunicación | tecnología de apoyo | educación superior em Brasil | educación a distancia. | tecnologias digitais de informação e comunicação | tecnologia assistiva | educação superior no Brasil | educação a distância.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion