-
Policies, Management and the Right to Higher Education: New Modes of Regulation and Trends in Construction||Políticas, Gestión y Derecho a Educación Superior: Nuevos Modos de Regulación y Tendencias en Construcción||Políticas, Gestão e Direito a Educação Superior: Novos Modos de Regulação e Tendências em Construção
- Voltar
Metadados
Descrição
The present text problematizes and seeks to analyze the tendencies in construction in the Brazilian higher education, as well as the changes and new regulations that have been taking place after a period of clear expansion, considering the policies and actions projected for this field, in the conjuncture of crisis in the recent years. It synthesizes an exploratory study and its construction is based on bibliographical research and documentary analysis of convergent questions for the understanding of the theme, but also on the consultation of existing statistics, therefore, adopting a perspective of analysis that combines quantitative and qualitative aspects. It concludes by pointing out challenges and alternatives in the field of social and political movements. ||El presente texto problematiza y busca analizar las tendencias en construcción en educación superior en Brasil en la educación superior brasileña, así como los cambios y las nuevas regulaciones que ocurre después de un período de clara expansión, considerando las políticas y acciones proyectadas para este campo en la coyuntura de crisis que se diseña en los últimos años. Él sintetiza un estudio de carácter exploratorio; su construcción se apoya en investigaciones bibliográficas y análisis documental de problemáticas convergentes y necesarias a la comprensión del tema, y también en la consulta a estadísticas existentes, adoptando, por lo tanto, una perspectiva de análisis que conjuga aspectos cuantitativos y cualitativos. Se concluye señalando desafíos y alternativas en el campo de los movimientos sociales y políticos.||O presente texto problematiza e busca analisar as tendências em construção em educação superior no Brasil na educação superior brasileira, bem como as mudanças e novas regulações que vêm ocorrendo depois de um período de clara expansão, considerando as políticas e ações projetadas para esse campo na conjuntura de crise que se desenha nos últimos anos. Ele sintetiza um estudo de caráter exploratório; sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias à compreensão do tema, mas também na consulta a estatísticas existentes, adotando, portanto, uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Conclui apontando desafios e alternativas no campo dos movimentos sociais e políticos.
ISSN
2178-5198
Periódico
Autor
Mancebo, Deise | Silva Júnior, João dos Reis | Oliveira, João Ferreira de
Data
2 de fevereiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37669 | 10.4025/actascieduc.v40i1.37669
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Acta Scientiarum. Education
Fonte
Acta Scientiarum. Education; Vol 40 No 1 (2018); e37669 | Acta Scientiarum. Education; v. 40 n. 1 (2018); e37669 | 2178-5201 | 2178-5198
Assuntos
economic-political crisis | higher education policies | right to higher education | regulation of higher education. | crisis económico-política | políticas de educación superior | derecho a educación superior | regulación de la educación superior. | crise econômico-política | políticas de educação superior | direito a educação superior | regulação da educação superior.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion