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INTERNATIONAL ORGANIZATIONS AND THE CONSTITUTION AND THE CONCEPT SYSTEMATISATION ADULT EDUCATION||OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A CONSTITUIÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
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Metadados
Descrição
The purpose of this article is to map the concepts of adult education from the 1970s, have become recurring worldwide. The literature search resulted from a survey conducted in the Scientific Advanced Stage, the PhD Scope, from September to December 2012, through the Program of Graduate Studies, Department of Social Sciences of Education, Institute of Education, located on the specialty of Science Education - Educational Policy at the University of Minho (UMinho) in Braga, Portugal. Developed under the guidance of Professor Dr. Licinio Carlos Viana da Silva Lima, the literature relied on the authors of literature as Barros (2011), Canary (2000), Faure et al (1974), Guimarães (2011), Lima (1988; 2007; 2012), Melo et al (1998), among other authors investigating critical sociology and politics of adult education. The result of this research informs that accept the limits of adult education is not subordinate it mechanically to economic sobretederminação, today represented by the slogan of learning throughout life, understood in a fragmented and intermittently. It also states that adult education needs to be much more than a response to the pressure of the economic system, political and social and pedagogical practices need to be guided by refusal to simply reproduce the dominant ideology. ||O objetivo deste artigo consiste em mapear e analisar os conceitos da educação de adultos que, a partir dos anos de 1970, tornaram-se recorrentes na esfera mundial. A pesquisa bibliográfica resultou de um levantamento realizado no Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento, período de setembro a dezembro de 2012, por meio do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação, inserido na especialidade de Ciência da Educação - Política Educativa, da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal, sob a orientação do Professor Catedrático Dr. Licínio Carlos Viana da Silva Lima. O levantamento bibliográfico apoiou-se na literatura de autores que investigam a sociologia crítica e política da educação de adultos como Barros (2011), Canário (2000), Faure et al (1974), Guimarães (2011), Lima (1988; 2007; 2010; 2012), Melo et al (1998), dentre outros. O resultado desta pesquisa informa que aceitar os limites da educação de adultos não significa subordiná-la mecanicamente a sobretederminação econômica, hoje representada pelo slogan de uma aprendizagem ao longo da vida, entendida de forma fragmentada e intermitente. Indica, ainda, que a educação de adultos seja muito mais do que uma resposta a pressão do sistema econômico, político e social e que suas práticas pedagógicas sejam pautadas em recusas de simplesmente reproduzir a ideologia dominante.
ISSN
2237-8707
Autor
Mello, Ângela Rita Christofolo de
Data
3 de maio de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36624 | 10.4025/tpe.v19i3.36624
Idioma
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016); 91-105 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Adult Education | Instances International | Concept mapping. | Educação de adultos | Instâncias Internacionais | Mapeamento Conceitual.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion