-
CONCEITOS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO DESENVOLVENTE: EDUCAR NA ESCOLA PARA ALÉM DA LÓGICA DO MERCADO
- Voltar
Metadados
Descrição
At school, teaching scientific concepts is a condition for an education that promotes the student's full development. The article is part of a qualitative research (2019-2021), whose objective is to approach the formation of scientific concepts with a view to developmental education, in the historical-cultural perspective. The theoretical study, in the historical-cultural perspective, shows that education focused on the formation of the student's conceptual thinking can contribute to overcoming contentious, alienating and alienating education, towards an education that produces scientific knowledge that contributes to school as a place of the most elaborate culture. It concludes with a question that demands new research: In this perspective, is it possible to develop education in the school space, when the world outside orchestrated from the perspective of neoliberal capital responds to the logic of the market?||En la escuela, la enseñanza de conceptos científicos es una condición para una educación que promueva el desarrollo completo del estudiante. El artículo es parte de una investigación cualitativa (2019-2021), cuyo objetivo es abordar la formación de conceptos científicos con miras a la educación para el desarrollo, en la perspectiva histórico-cultural. El estudio teórico, en la perspectiva histórico-cultural, muestra que la educación centrada en la formación del pensamiento conceptual del alumno puede contribuir a superar la educación contenciosa, alienante y alienante, hacia una educación que produzca conocimiento científico que contribuya a La escuela como lugar de la cultura más elaborada. Concluye con una pregunta que exige nuevas investigaciones: en esta perspectiva, ¿es posible desarrollar la educación en el espacio escolar, cuando el mundo exterior orquestado desde la perspectiva del capital neoliberal responde a la lógica del mercado?||Na escola, ensinar os conceitos científicos é condição para uma educação que promova o pleno desenvolvimento do aluno. O artigo é parte de uma de uma pesquisa qualitativa (2019-2021), cujo objetivo é a abordagem da formação dos conceitos científicos tendo em vista uma educação desenvolvente, na perspectiva histórico-cultural. O estudo teórico, na perspectiva histórico-cultural, evidencia que a educação voltada para a formação do pensamento conceitual do aluno pode contribuir para a superação da educação conteudista, alienadora e alienante, em direção a uma educação produtora de conhecimentos científicos que contribua para que a escola como lugar da cultura mais elaborada. Conclui-se com uma questão que demanda novas pesquisas: Nessa perspectiva, será possível uma educação desenvolvente no espaço escolar, quando o mundo lá fora orquestrado sob a ótica do capital neoliberal responde à lógica do mercado?
ISSN
2237-8707
Autor
Ana Maria Esteves Bortolanza | Selma Aparecida Ferreira da Costa | Neire Márcia da Cunha
Data
1 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53347 | 10.4025/tpe.v23i2.53347
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 3-20 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Basic education. Teaching and learning. Historical-cultural theory. | Educación básica. Enseñanza y aprendizaje. Teoría histórico-cultural. | Éducation de base. Enseignement et apprentissage. Théorie historico-culturelle. | Educação básica. Ensino e aprendizagem. Teoria histórico-cultural.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | text | texto | texte | texto