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GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
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Metadados
Descrição
In this article, we discuss the contributions of working with discourse genres to learn how to write as an alternative to methods that do not consider the social, semantic and historical elements of language as vital, since they prioritize the controllable elements of the language, such as such as phonemes, letters and syllables. For this, data of a theoretical-practical research, carried out by means of the research-action methodology, with students of the sixth year, of the Final Years of Elementary Education, are presented, in the beginning of the learning of writing acts of a public school of the interior of São Paulo. We found that students are not only motivated to write in real situations, but also appropriate the social functions of writing.||Este artículo analiza las contribuciones de trabajar con géneros de habla al aprendizaje de los actos de escritura, como una alternativa a los métodos que no consideran que los elementos sociales, semánticos e históricos del lenguaje sean vitales, ya que priorizamos elementos controlables del lenguaje, como Fonemas, letras y sílabas. Para esto, presentamos datos de una investigación teórico-práctica, realizada a través de la metodología de investigación de acción, con estudiantes del sexto año, de los últimos años de la escuela primaria, al comienzo del aprendizaje de los actos de escritura de una escuela pública en el interior de São Paulo. Con la investigación descubrimos que los estudiantes no solo están motivados para escribir en situaciones reales, sino que también se apropian de las funciones sociales de la escritura.||Neste artigo são discutidas as contribuições do trabalho com gêneros do discurso para a aprendizagem de atos de escrita, como alternativa para os métodos que não consideram vitais os elementos sociais, semânticos e históricos da língua, uma vez que priorizamos elementos controláveis da língua, tais como fonemas, letras e sílabas. Para isso, apresentamos dados de uma pesquisa teórico-prática, realizada por meio da metodologia de pesquisa-ação, com alunos do sexto ano, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em início da aprendizagem de atos de escrita de uma escola pública do interior paulista. Constatamos com a pesquisa que os alunos não apenas se motivam para escrever em situações reais, mas também se apropriam das funções sociais da escrita.
ISSN
2237-8707
Autor
Kohle, Érika Christina | Miller, Stela | Barbosa da Silva Clarindo, Cleber
Data
15 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53570 | 10.4025/tpe.v24i1.53570
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 1 (2021); 116-132 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Educação. Aprendizagem da escrita. Gêneros do Discurso.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto