-
O DESENVOLVIMENTO DO “OLHAR” GEOMÉTRICO POR MEIO DO USO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents a qualitative and descriptive theoretical-practical study, in the action-research model, whose objective is to evaluate the learning of geometry from instructional materials and digital technologies, analyzed based on Duval's Theory on Semiotics Representations Registers. An activity was applied with a class of the fifth year of elementary school, seeking to understand what knowledge the students had in relation to quads and triangles, deepening them based on this observation. The heterogeneity of the class was verified, since at the beginning of the activity some had knowledge of the properties of the figures and were able to construct them without difficulties, however others had a very superficial notion and that the use of materials and software helped in understanding the subject matter.||Este artículo presenta un estudio teórico-práctico cualitativo y descriptivo, en el modelo de investigación-acción, cuyo objetivo es evaluar el aprendizaje de la geometría a partir de materiales didácticos y tecnologías digitales, analizados com base a la Teoría de los Registros de Representación Semiótica de Duval. Se aplicó una actividad con una clase del quinto año de la escuela primaria, buscando comprender qué conocimiento tenían los estudiantes en relación con cuadriláteros y triángulos, profundizándolos com base a esta observación. Se verificó la heterogeneidad de la clase, ya que al comienzo de la actividad algunos tenían conocimiento de las propiedades de las figuras y podían construirlas sin dificultades, sin embargo, otros tenían una noción muy superficial y que el uso de materiales y software ayudaba a comprender tema en cuestion.||Este artigo apresenta um estudo teórico-prático qualitativo e descritivo, no modelo investigação-ação, cujo objetivo é avaliar a aprendizagem de geometria a partir de materiais instrucionais e tecnologias digitais, analisada com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. Foi aplicada uma atividade com uma turma de quinto ano do ensino fundamental, buscando perceber quais conhecimentos os estudantes possuíam em relação aos quadriláteros e triângulos, aprofundando-os a partir desta constatação. Verificou-se a heterogeneidade da turma, uma vez que no início da atividade alguns tinham conhecimentos das propriedades das figuras e conseguiam construí-las sem dificuldades, porém outros apresentavam uma noção bastante superficial e que o uso dos materiais e do software auxiliou na compreensão do assunto.
ISSN
2237-8707
Autor
Tomio, Tamires Lays | Silva, Viviane Clotilde da | Capobianco Lopes, Maurício
Data
1 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53820 | 10.4025/tpe.v23i2.53820
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 183-201 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Semiotic representation | Instructional materials | Digital technologies in Mathematics Education | Representação Semiótica | Materiais instrucionais | Tecnologias digitais na Educação Matemática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto