-
A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
This study investigates the transversality / continuity of public policies aimed at students who have high abilities / giftedness. The purpose was to identify the flow of inclusive policies in the area of giftedness in the different stages / levels of education. The methodology used was based on documentary research, with analytical descriptive analysis of documents and semi-structured interviews. Public policy documents at the following levels were analyzed: Curitiba, Paraná and national. In parallel, fourteen research subjects were interviewed, some of them work with attendance to giftedness and others are students with high abilities/giftedness. The research data showed a break in the continuity of the specialized educational assistance provided to this audience.||Este estudio investiga la transversalidad / continuidad de las políticas públicas dirigidas a estudiantes con altas habilidades/superdotación. El propósito era identificar el flujo de políticas inclusivas en el área en las diferentes etapas / niveles de educación. La metodología utilizada fue la investigación documental, con análisis analítico descriptivo de documentos y entrevistas semiestructuradas. Se analizaron documentos de política pública en los siguientes niveles: Curitiba, Paraná y nacional. Paralelamente, se entrevistó a catorce sujetos de investigación, algunos de los cuales trabajan con los superdotados y otros son estudiantes que tienen altas habilidades/superdotación. Los datos de la investigación mostraron una ruptura en la continuidad de la asistencia educativa especializada destinada a esta audiencia.||Este estudo investiga a transversalidade/continuidade das políticas públicas voltadas aos estudantes que possuem altas habilidades/superdotação (AH/S). A finalidade foi identificar o fluxo das políticas inclusivas existentes na área de AH/S nas diferentes etapas/níveis de ensino. A metodologia utilizada se deu pela pesquisa documental, com análise descritiva analítica de documentos e de entrevistas semiestruturadas. Foram analisados documentos das políticas públicas dos seguintes níveis: curitibano, paranaense e nacional. Paralelamente, foram entrevistados 14 sujeitos de pesquisa, sendo que alguns deles trabalham com atendimento a superdotados e outros são estudantes com AH/S. Os dados de pesquisa demonstraram uma ruptura na continuidade do atendimento educacional especializado realizado com este público.
ISSN
2237-8707
Autor
Martelli, Ana Carolina Cyrino Pessoa | Moreira, Laura Ceretta
Data
15 de junho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54756 | 10.4025/tpe.v24i1.54756
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 1 (2021); 42-57 | 2237-8707 | 1415-837X
Assuntos
Altas Habilidades/Superdotação | Transversalidade | Políticas Públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto