Descrição
O presente artigo se propõe, através de relatos de experiências, a refletir como as práticas do projeto de extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO) podem contribuir na formação de professores de teatro. O projeto TOCO existe desde 2010 e é vinculado à Universidade Federal de Pelotas – UFPel com o objetivo de pesquisar as obras de Augusto Boal e Paulo Freire, levando o Teatro do Oprimido a comunidades através de oficinas e cenas-fórum. Dentre os relatos trazidos no texto, o leitor encontrará experiências de extensionistas que propuseram atividades do arsenal do oprimido em eventos, escolas, cursos de formação de professores e outros projetos de educação popular. O método de pesquisa combina a pesquisa-ação e a cartografia. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas (com extensionistas e ex-extensionistas) e relatórios no diário de bordo da autora. As principais bibliografias utilizadas no artigo são as obras de Paulo Freire e Augusto Boal. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Extensão, Teatro do Oprimido.