-
AULAS DE ARTE NO ENSINO BÁSICO: DO QUE É, MESMO, QUE ESTAMOS FALANDO?
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper, we present an excerpt of research that aimed to understand discourses of students and teachers of basic education regarding the object of studies of the visual arts, analyzing their value judgments about this field of knowledge. We observe the approximations and distances in the students speeches in relation to the speeches of these teachers, looking for concrete possibilities to incorporate the contributions brought by the students into the school curriculum and to seeking to investigate ways to increase the teacher education for the visual arts. In the present text, we briefly return to some philosophical principles of the Perelman's New Rhetoric theory that have aroused our questions in the field of education and present some assumptions that guide our view and our analyses. Then, we will present details of the delimitation of this study, as well as some methodological issues faced and the way they were addressed. Finally, taking into account the synthesis necessary for the space of an article, we will highlight the theses of the students and teachers surveyed in relation to one of the images used in the scope of this study to arrive at our conclusions to date.||En este artículo traemos un extracto de uma investigación que tuvo como objetivo comprender los discursos de estudiantes y profesores educación básica sobre o estudio de los artes visuales, analizando sus juicios de valor sobre este campo del conocimiento. Observamos las aproximaciones y distancias de los discursos de ambos os grupos, pensando em posibilidades concretas de incorporar los aportes de los estudiantes al currículo escolar, además de buscar investigar cómo incrementar la formación docente para la enseñanza de los artes visuales. Volvemos brevemente a algunos principios filosóficos de la teoría de la Nueva Retórica de Perelman que nos han suscitado interrogaciones no campo de la educación y que nos presentan algunos supuestos que orientan nuestra mirada y nuestros analices, ayudándonos a justificar la empresa de nuestra investigación. A continuación, presentaremos detalles de la delimitación de este estúdio y también algunos problemas metodológicos enfrentados y cómo fueron tratados. Finalmente, teniendo en cuenta la síntesis necesaria para el espacio de un artículo, destacando las tesis de los alumnos y profesores encuestados en relación con una de las imágenes usadas en eso estudio, logramos llegar a nuestras conclusiones hasta la fecha.
||Apresentamos nesse artigo um recorte de pesquisa que teve como objetivo compreender discursos de alunos e professores de ensino básico a respeito do objeto de estudos das artes visuais, analisando seus juízos de valor sobre esse campo de saber. A partir daí, observamos as aproximações e distanciamentos das suas falas em relação aos discursos de ambos os grupos, pensando possibilidades concretas de incorporar ao currículo escolar as contribuições trazidas pelos estudantes, além de buscarmos investigar meios de incrementar a formação docente de licenciandos em artes visuais, tornando-os mais sensíveis aos saberes discentes. Para tanto, no presente texto, retomamos brevemente alguns princípios filosóficos da teoria da Nova Retórica perelmeninana que tem nos despertado questões no campo da educação e apresentamos alguns pressupostos que orientam nosso olhar e nossas análises e que, entendemos, nos ajudam a justificar o empreendimento de nossa investigação. Em seguida, apresentaremos detalhes da delimitação deste estudo, bem como algumas questões metodológicas enfrentadas e a forma como foram encaminhadas. Por fim, tendo em consideração a síntese necessária ao espaço de um artigo, destacaremos as teses dos alunos e professores pesquisados em relação a uma das imagens utilizadas no escopo desse estudo para chegarmos às nossas conclusões até o presente.
ISSN
2317-6628
Autor
Penteado, Andrea
Data
29 de julho de 2021
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
ENCONTROS COM A FILOSOFIA - ISSN 2317-6628; v. 1 n. 13 (2021): RETÓRICA, DISCURSO E VERDADE: SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE; 88-114 | 2317-6628 | 2317-6628
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion