Descrição
Based on field observations, informal and semi-structured interviews carried out with the actors in the everyday between 2018 and 2019, this article sought to continue reflections on the trajectory of the seaside town of Rio das Ostras (which began in 2015) with regard to the transforming potential of music in contributing significantly to the development of the locality: in 2019, the municipal government even forwarded the candidacy of this locality as a creative city of UNESCO. We sought to analyze particularly the articulations and tensions between the actors, especially when public management tries to value music as a vector of socioeconomic development, betting on the articulation of this type of artistic expression with the tourism and, in general, entertainment.||Basado en observaciones de campo, entrevistas semiestructuradas llevadas a cabo con los actores en su vida cotidiana entre los años 2018 y 2019, este artículo buscó continuar las reflexiones sobre la trayectoria de la ciudad de Rio das Ostras (que comenzó en 2015) con respecto al potencial transformador de la música para contribuir significativamente al desarrollo de la localidad: en 2019, el gobierno municipal incluso envió la candidatura de esta ciudad como ciudad creativa de la UNESCO. Analizamos particularmente las articulaciones y tensiones entre los actores, especialmente en este momento cuando la gestión pública trata de valorar la música como un vector de desarrollo socioeconómico, apostando por la articulación de este tipo de expresión artística con la cadena turística y, en general, del entretenimiento.||A partir de observações de campo, entrevistas informais e semiestruturadas realizadas entre 2018 e 2019, procurou-se neste artigo dar continuidade às reflexões em torno da trajetória da cidade balneária de Rio das Ostras (que foram iniciadas em 2015) no que tange as potencialidades transformadores da música em contribuir de forma significativa para desenvolvimento da localidade: inclusive, o governo municipal chegou a encaminhar em 2019 a candidatura dessa urbe como cidade criativa da UNESCO. Buscou-se analisar particularmente as articulações e tensões entre os atores, especialmente no momento em que a gestão pública ensaia valorizar a música como vetor de desenvolvimento socioeconômico, apostando na articulação desse tipo de expressão artística com a cadeia do turismo, gastronomia e, de modo geral, do entretenimento.