Descrição
Departing from the film Os Cosmonautas (1962) by Victor Lima, a national SF that tells the story of a very confused Brazilian space mission, the analysis highlights two relevant female characters – the scientist Alice (Telma Elita) and the alien Krina Iris (Neide Aparecida). When approaching the film based on gender issues, the hypothesis is that the production comically explores the construction of its characters, foreseeing other possibilities of existence for feminist studies in Brazilian cinema in the midst of such a hybrid and, perhaps, cinematographic genre. for some, nonexistent. Thus, we point to debauchery and comic treatment as a valid means of analysis, taking into account prerogatives that privilege the treatment of the body as a form of autonomy for female characters.||Partiendo de la película Os Cosmonautas (1962) de Victor Lima, un FC nacional que cuenta la historia de una misión espacial brasileña muy confusa, el análisis destaca a dos personajes femeninos relevantes: la científica Alice (Telma Elita) y la alienígena Krina Iris (Neide). Aparecida). Al abordar el filme desde la perspectiva de género, la hipótesis es que la producción explora cómicamente la construcción de sus personajes, vislumbrando otras posibilidades de existencia para los estudios feministas en el cine brasileño en medio de un género tan híbrido y, quizás, inexistente. Así, apuntamos al desenfreno y el tratamiento cómico como un medio válido de análisis, teniendo en cuenta prerrogativas que privilegian el tratamiento del cuerpo como forma de autonomía de los personajes femeninos.||Partindo do filme Os Cosmonautas (1962) de Victor Lima, uma FC nacional que conta a história de uma missão espacial brasileira bastante confusa, a análise destaca duas personagens femininas relevantes – a cientista Alice (Telma Elita) e a alienígena Krina Iris (Neide Aparecida). Ao abordar o filme a partir das problemáticas de gênero, a hipótese é de que a produção explora de forma cômica a construção de suas personagens, prevendo outras possibilidades de existência aos estudos feministas no cinema brasileiro em meio a um gênero cinematográfico tão híbrido e, quiçá para alguns, inexistente. Assim, apontamos o deboche e o tratamento cômico como um meio de análise válido, levando em consideração prerrogativas que privilegiam o tratamento do corpo como uma forma de autonomia para as personagens femininas.