-
Apresentação
- Voltar
Metadados
Descrição
A percepção da onipresença do corpo na cultura contemporânea tem estimuladouma extensa produção acadêmica sobre esta temática em diferentes camposdo conhecimento. Particularmente, no campo das ciências sociais e humanas taisestudos têm enfatizado a intrínseca relação entre corpo, identidade e diferença,enfatizando os modos pelos quais o poder opera para constituir essas relações.Este dossiê reúne um conjunto de textos de estudiosas(os) do tema que focalizamprocessos educativos e culturais que se desenvolvem em diferentes instânciasdo social e o fazem utilizando-se de perspectivas teóricas como Estudos Culturais,Estudos de Gênero, Pós-Estruturalismo, Estudos Gays e Lésbicos, Epistemologias Feministase História do Corpo. Nesse sentido, estes textos se afastam de perspectivasteóricas que tomam o corpo como uma entidade biológica universal para teorizá-locomo um constructo sociocultural e lingüístico, produto e efeito de relações de poder.Uma perspectiva como esta implica refletir sobre processos que distinguem eseparam corpos, dotando-os de um determinado gênero, de uma determinada raça,de uma determinada sexualidade, por exemplo.Isso não significa que eles neguem a materialidade do corpo ou digam que elanão importa. O que eles fazem é mudar o foco das análises que operam,problematizando processos e relações sociais que tomam a biologia como causa eexplicação de diferenças e desigualdades sociais. Como tais processos e relações são,fundamentalmente, educativos, consideramos que este dossiê apresenta subsídiosinstigantes para que educadores e educadoras questionem as práticas educativas eculturais nas quais estão envolvidos, no sentido de reconhecer as implicações destaspara a construção e valoração de determinados tipos de corpos e identidades e,portanto, também, para a sua desconstrução.
ISSN
1517-9699
Periódico
Autor
Meyer, Dagmar Elisabeth Esterman | Goellner, Silvana Vilodre
Data
31 de agosto de 2012
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30969 | 10.22409/rg.v7i2.138
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Gênero
Fonte
Revista Gênero; v. 7 n. 2 (2007): Revista Gênero | 2316-1108 | 1517-9699 | 10.22409/rg.v7i2
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares