-
Religions afro-brazilian: an approach of the possibility in formal education||Religiones afrobrasileñas: una posibilidad de acercamiento a la educación formal||As religiões afro-brasileiras: uma possibilidade de abordagem na educação formal
- Voltar
Metadados
Descrição
This article results from a qualitative survey of 116 students in 9th grade in the final years of basic education in 2015. Our aim was to investigate how students dialogue with aspects of african-Brazilian culture, especially its bias religious. In addition to the questionnaires the study was guided by a literature review about the importance of religion in preserving Brazilian african culture. The analysis results show that the way the issue has been worked out by the discipline History allows gaps that compromise proposal of the National Curriculum Guidelines in favor of an education for autonomy, citizenship and respect for diversity. The collected data were analyzed in dialogue with the studies on social representations.||Este artículo es el resultado de una investigación cualitativa realizada con 116 estudiantes de noveno grado en los últimos años de educación básica en 2015. Nuestro objetivo fue investigar cómo los estudiantes dialogan con aspectos de la cultura afrobrasileña, especialmente su sesgo religioso. Además de la aplicación de los cuestionarios, el estudio fue guiado por una revisión bibliográfica sobre la importancia de la religión en la preservación de la cultura afrobrasileña. Los resultados del análisis muestran que la forma en que se ha trabajado el tema por la asignatura Historia permite la existencia de brechas que comprometen la propuesta de los Lineamientos Curriculares Nacionales a favor de una educación para la autonomía, la ciudadanía y el respeto a la diversidad. Los datos recolectados fueron analizados en diálogo con los estudios sobre representaciones sociales.||O presente artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada com 116 estudantes do 9º ano nos anos finais da educação básica em 2015. Nosso objetivo foi investigar como os alunos dialogam com aspectos da cultura afro-brasileira, em especial o seu viés religioso. Além da aplicação dos questionários, o estudo foi orientado por uma revisão bibliográfica acerca da importância da religião na preservação da cultura afro-brasileira. Os resultados da análise apontam que a forma como a temática vem sendo trabalhada pela disciplina História permite a existência de lacunas que comprometem a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais em prol de uma educação para a autonomia, cidadania e respeito à diversidade. Os dados coletados foram analisados em diálogo com os estudos sobre representações sociais.
ISSN
1413-3024
Periódico
Autor
Mota, Frederico Alves
Data
24 de abril de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Frederico Alves Mota | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Locus: History Journal; Vol. 22 No. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História | Locus: Revista de Historia; Vol. 22 Núm. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História | Locus: Revista de História; v. 22 n. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História | 2594-8296 | 1413-3024
Assuntos
Religion african-brazilian | Public school | Minas Gerais | Religión afrobrasileña | Escuela pública | Minas Gerais | Religião afro-brasileira | Escola pública | Minas Gerais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion